06/11/2026 04:03:40
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4837/

Lançamento do projeto Construtores do Futuro reúne cadetes mirins e familiares

O projeto conta com a participação de 65 crianças e adolescentes de 10 a 15 anos
Por Ascom/Francieli Cela
17/07/2015 23:21

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

Muita emoção envolveu a aula inaugural do projeto Construtores do Futuro realizada na noite de hoje (17). A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação dos cadetes mirins, familiares e autoridades.

As atividades do projeto Construtores do Futuro iniciaram há um pouco mais de 30 dias e contam com a participação de 65 crianças e adolescentes. Com ensinamentos que se baseiam em ética e cidadania, os jovens participam do projeto no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, e já apresentaram mudanças positivas.

A chefe de instrução, Genislei Martins, pontuou que a formação desses jovens inicia com cidadania, respeito ao próximo, organização, postura, conduta, disciplina, e depois amplia para atividades ambientais, religiosas, profissionalizantes e culturais. “Hoje demonstramos para a sociedade luverdense um pouco da formação dessas crianças e adolescentes. Esse projeto só tem a crescer, principalmente pelo apoio que tem recebido do governo municipal e sociedade civil. O projeto vem para preparar esses jovens para o dia de amanhã”.

O projeto é comandado pela Associação dos Construtores do Futuro que é formada por membros da sociedade organizada, órgãos de segurança, e de entidades sociais. A associação é responsável pela gerência de recursos e cronograma de atividades.

A secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, ressaltou o anseio de ver este projeto sair do papel e começar a mudar a vida destes adolescentes. “Esse projeto é um sonho que vem há alguns anos sendo discutido e planejado na prefeitura e hoje está realizado, é muito gratificante”.

Para a primeira seleção de participantes foi escolhido por meio do Cras, Creas, Casa Lar, Pastoral da Criança, escolas e Conselho Tutelar, adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social, entre 10 e 15 anos. Estes jovens poderão permanecer no projeto até os 16 anos.

O juiz da Vara da Infância e Juventude do município, Gleidson Grisoste Barbosa, enfatizou o apoio do judiciário com o projeto. “Como representante da Vara da Infância é que o nós mais enfrentamos no dia a dia, justamente a situação da necessidade de projetos de inserção dessas crianças e adolescentes em atividades que possam dar o caminho para eles seguirem. Então a necessidade do apoio da sociedade é sempre bem-vinda e bem vista. Para nós vai ser um instrumento a mais a ser utilizado e com certeza uma parceria que nós do judiciário nos colocamos abertos a todo e qualquer apoio de forma irrestrita”.

Para participar, os adolescentes devem ter notas boas e frequência exemplar na escola, cumprir o regulamento disciplinar, ser comportado e obediente, tratar a todos com respeito e educação. O projeto beneficia várias crianças que ficavam um período muito ocioso em casa.

Rosane Huber, mãe dos cadetes Wilson e Cleberson, ressaltou as mudanças que já percebeu nos filhos nesse pequeno tempo de projeto. “Antes eles ficavam em casa ou na rua e agora meio período eles vão para a escola e meio período para o projeto, os dois mudaram bastante o comportamento, a educação, o cuidado com as coisas, é um projeto muito bom”.

A cadete mirim Micaelly destacou os benefícios que o projeto já trouxe para os participantes. “O projeto nos ensinou a sermos mais calmos, pacientes e educados, e ensinou também que nos garantirá um futuro melhor”.

Faz parte do cronograma de atividades o aprendizado de técnicas de atendimento ao público, higiene pessoal, atividades esportivas, noções sobre trânsito, artesanatos, reciclagem, música, orientações sobre saúde, e muitos assuntos pertinentes para o desenvolvimento cultural e psicossocial do adolescente.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes