31/07/2026 11:54:17
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14239/

Lucas do Rio Verde avança em projeto de universalização do saneamento básico

Prefeito Miguel Vaz e o vice Joci Piccini estiveram, nesta quinta (16), nos Ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das Cidades, em Brasília
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
17/10/2025 13:45

(Foto: Arquivo pessoal)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito Miguel Vaz e o vice-prefeito Joci Piccini estiveram em Brasília, nesta quinta-feira (16), em uma série de agendas estratégicas em busca de recursos e investimentos para Lucas do Rio Verde. As reuniões ocorreram nos Ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das Cidades, com a participação dos ministros Carlos Fávaro e Jader Barbalho Filho. O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Paulo Nunes, também acompanhou os encontros. Entre os principais temas tratados, esteve o projeto de universalização do saneamento básico, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). 

O prefeito Miguel Vaz destacou a relevância da iniciativa para o futuro do município. “Começamos o dia com uma visita ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o MAPA, e tratamos de assuntos importantes de investimentos no município. Destacamos o nosso projeto de saneamento, que está inserido no PAC, e solicitamos o apoio do senador Carlos Fávaro junto ao Ministério das Cidades e ao ministro Jader Barbalho Filho. Essa reunião foi importante e seguimos ao Ministério das Cidades na companhia do ministro Fávaro, que prontamente se dedicou em pedir apoio para aprovação do projeto. O ministro Jader Barbalho foi muito firme na decisão de incluir o projeto na primeira lista de aprovação. Foi um momento muito importante, nosso projeto de saneamento passa a ter um sinal verde do Ministério das Cidades.”

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou a importância das pautas tratadas e a atenção voltada ao município. “Eu considero mais um desses dias tão importantes para Lucas do Rio Verde. Estamos viabilizando a inclusão do município no PAC Seleção para o saneamento básico, com o objetivo de universalizar o serviço. Também avançamos na transformação do campus do IFMT em campus oficial e vou destinar recursos de emendas para que ele se especialize em bioinsumos, fortalecendo essa tecnologia moderna e eficiente. Foram agendas importantes, e tenho certeza que o prefeito Miguel e o vice-prefeito voltaram para casa com ótimas notícias para o povo luverdense.”

O vice-prefeito Joci Piccini destacou o significado do projeto de saneamento e a importância das pautas levadas a Brasília. “Os assuntos abordados em Brasília são prioridades do poder público e do projeto de governo do prefeito Miguel. Essas pautas são de grande interesse da sociedade e há muito tempo vêm sendo demandadas. Foi um dia importante. Lucas cresce acima da média do Estado e do Brasil, e o saneamento precisa acompanhar esse desenvolvimento. O projeto é definitivo para o município, vai mudar a vida de todos os luverdenses e o futuro da nossa cidade. Também tratamos de pautas rurais, e o ministro Carlos Fávaro sempre é muito atencioso. Ele tem orgulho em ajudar Lucas, sua cidade de origem.”

Projeto de universalização do saneamento

O projeto de universalização do esgoto busca ampliar a cobertura da rede com implantação de rede coletora em diversos bairros, além da construção de estações elevatórias e de tratamento. O objetivo é atingir 88% de cobertura com as interferências propostas, consolidando um avanço histórico para a infraestrutura e a qualidade de vida da população.

Investimentos em infraestrutura rural

Outro tema tratado na capital federal foi o PRONER – Programa Nacional de Estradas Rurais, protocolado junto ao MAPA. A proposta prevê a pavimentação das linhas 23 e 21, entre a MT-338 e o Distrito de Groslândia, numa extensão de 27,93 km.
A pavimentação das estradas vicinais é essencial para o desenvolvimento rural, melhorando o escoamento da safra, reduzindo custos logísticos e garantindo mais segurança e conforto à população rural.

Centro de Referência em Bioinsumos

Durante as agendas, também foi confirmado o encaminhamento da criação do 1º Centro de Referência em bioinsumos de Mato Grosso, no IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde. A proposta foi elaborada pela equipe do Instituto Federal sob direção do professor Dr. Reginaldo Vicente Ribeiro e está alinhada aos programas nacionais de bioinsumos e Solo Vivo, do MAPA. O Centro contará com laboratórios de pesquisa, salas de treinamento, incubadora de empresas e unidade de produção de bioinsumos — fortalecendo a agricultura familiar e o agronegócio sustentável.

Para o prefeito Miguel Vaz, as pautas tratadas representam um passo decisivo no fortalecimento do desenvolvimento de Lucas do Rio Verde. “Foi um dia cheio de pautas e de muito sinal positivo. Aguardamos com expectativa a concretização desses avanços, que vão estruturar ainda mais o município e garantir melhor qualidade de vida para nossa população.”

GABINETE SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


31/07/2026 11:33

Saúde reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue

O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso, é necessário ficar atento ao quintal e eliminar os recipientes que possam acumular água


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio