17/04/2026 12:20:33
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14279/

Lucas do Rio Verde avança na implantação de sistema de saúde digital

O município recebeu do Estado um ponto de acesso da parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo
Por Ascom Prefeitura/MP
29/10/2025 17:12

(Foto: Ascom Prefeitura/MP)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde e representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso realizaram na tarde desta quarta-feira (29), o teste de conectividade para a implantação de uma plataforma de telemedicina.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e tem como parceiro o Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP).

A secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura explicou que a telemedicina tem como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente, do interior de Mato Grosso, as especialidades médicas.

A unidade básica de saúde escolhida para a oferta do serviço de saúde digital é a UBS Jardim Primaveras, localizada na Região Sul do município. A unidade é de Porte I e tem pouco mais de quatro mil pessoas cadastradas.

As distâncias são muito grandes e o deslocamento dos pacientes, por vezes, é muito cansativo e tendo um ponto de apoio aqui, com médicos capacitados e acesso a especialistas, o benefício será para todos”, ressaltou a secretária.

O anúncio da implantação do ponto de saúde digital em Lucas do Rio Verde foi realizado pelo secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, durante a inauguração da UBS Parque das Emas.

Em todo o estado, foram implantados 25 pontos. O programa oferta 12 especialidades médicas, cardiologia, neurologia, neurologia pediátrica, endocrinologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.

A gestora da Saúde Digital de Mato Grosso, Dra. Vânia Berti, ressaltou que em dois de implantação do sistema, foram mais de 13 mil atendimentos, com índice significativo de resolutividade, 96% dos casos são resolvidos.

Além da parceria com o hospital de São Paulo, o Governo do Estado também disponibiliza a plataforma Telessaúde Mato Grosso, que atualmente, está presente nos 142 municípios.

Mato Grosso é o único estado hoje, que tem a saúde digital como política pública estadual. A gente tem um trabalho contínuo de aprimoramento e aperfeiçoamento, tanto da equipe, quanto do sistema de equipamentos e treinamento dos municípios”, destacou a gestora.

Na próxima semana, o médico Dr. Fernando Quintana e a enfermeira Rafaela Martins, ambos da UBS Jardim Primaveras, serão treinados pela equipe do Albert Einstein. A previsão é que os atendimentos iniciem nos próximos dias.

Em relação a plataforma Telessaúde Mato Grosso, a secretária de Saúde destacou que as equipes já foram treinadas e o município está em fase de adequação das estruturas para colocar os atendimentos a disposição da população.

Nós estamos trabalhando a saúde digital há algum tempo, já avançamos no telediagnóstico dos exames de raio-X e eletrocardiograma, com previsão de implantar também o telediagnóstico em espirometria e retinografia nos próximos meses”.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento


13/04/2026 16:57

Lucas do Rio Verde realiza 2ª etapa do Desafio Agro de MTB no feriado de 1º de maio

Prova contará com com percurso aproximado de 60 quilômetros pelas estradas do município


13/04/2026 15:01

Prefeitura confirma artistas locais na programação da 5ª Festa do Milho

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal