13/06/2026 12:39:19
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14443/

Lucas do Rio Verde é destaque em enfrentamento à violência contra a mulher, conforme TCE-MT

Relatório do órgão destacou serviços de proteção e atendimento às mulheres no município
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi e Maiza Santos
09/01/2026 08:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)


Ajustar tamanho da fonte:

O enfrentamento à violência contra a mulher é uma luta constante, que envolve não apenas quem já foi vítima, mas também os órgãos de segurança e o poder público. Em Lucas do Rio Verde, esse trabalho ganhou destaque em um relatório do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que apontou o município como exemplo no combate à violência contra a mulher, com ações coordenadas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, que realiza campanhas educativas, ações de conscientização e atendimento às mulheres ao longo do ano, em parceria com a rede de enfrentamento a violência contra a Mulher.

O documento avaliou ações realizadas em 12 cidades de Mato Grosso nos anos de 2023 e 2024. O objetivo foi verificar se as políticas públicas funcionam na prática, se o atendimento é eficiente e se os serviços chegam às mulheres que realmente precisam de ajuda. O relatório também apresenta sugestões para aprimorar essas ações em outros municípios.

Para a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, o reconhecimento mostra que o trabalho desenvolvido no município está no caminho certo. “Ficamos imensamente felizes em saber que Lucas do Rio Verde está entre os municípios de destaque no enfrentamento à violência contra a mulher. Esse resultado é fruto de um trabalho feito em conjunto, com uma rede de enfrentamento bem organizada, equipes comprometidas e parcerias importantes. Nosso foco é acolher essas mulheres, ouvir suas histórias e garantir que elas saibam que não estão sozinhas. Acreditamos que informação, orientação e oportunidades fazem toda a diferença para que elas consigam sair do ciclo da violência e reconstruir suas vidas com mais segurança e dignidade”, destacou.

Entre as ações destacadas estão a manutenção do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher e do núcleo de atendimento a mulheres em situação de violência. Outro ponto positivo citado pelo TCE-MT é a criação da Patrulha Maria da Penha, implantada em 2020. O serviço é realizado pela Guarda Civil Armada, com apoio da Polícia Militar, e acompanha mulheres que possuem medida protetiva, ajudando a evitar novas agressões.

Em 2022, o município passou a utilizar o botão do pânico, uma ferramenta de apoio às mulheres vítimas de violência. O recurso funciona por meio de um aplicativo instalado no celular de mulheres com medida protetiva, com tecnologia  adaptada pela equipe da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e lançada pelas secretarias de Segurança Pública, Assistência Social e Habitação, e Procuradoria Municipal, além de uma sala lilás, voltada ao acolhimento e à orientação das mulheres.

O trabalho também é fortalecido pelas equipes do CRAS e do CREAS, que atuam nos encaminhamentos e nos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, ampliando o apoio às vítimas.

Em 2025, o município ampliou os serviços com a reforma do Centro de Referência e atendimento à Mulher (CRAM). Também foi lançada a cartilha “Rompendo o Silêncio”, que explica de forma simples como buscar ajuda em casos de violência. Outro projeto criado  foi o “Todos pela Vida”, que irá trabalhar diretamente com os homens, além da implantação do protocolo “Não é Não”, que reforça o combate ao assédio e à violência. E uma parceria com motoristas de aplicativo do app 163, que ajudam a divulgar informações sobre o combate à violência contra a mulher.

O relatório do TCE-MT reforça que as ações desenvolvidas em Lucas do Rio Verde podem servir de exemplo para outros municípios, contribuindo para reduzir os casos de violência contra a mulher em todo o estado.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.


11/06/2026 13:53

Nova UBS Parque das Araras funcionará nos finais de semana e feriados

Além do funcionamento aos sábados, domingos e feriados, a UBS terá atendimento na hora do almoço. A inauguração será na segunda-feira (15), às 16h


11/06/2026 10:13

Jovens nascidos em 2008 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório

Prazo encerra no dia 30 de junho e Junta de Serviço Militar orienta jovens sobre as próximas etapas do processo, incluindo o Juramento à Bandeira


11/06/2026 10:11

Inscrições abertas para a Trilha da Economia Criativa em Lucas do Rio Verde

Programa oferece capacitação completa para artesãos e fortalece negócios locais


11/06/2026 08:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga agenda cultural do segundo semestre de 2026

Programação reúne eventos culturais, artísticos e educativos de junho a dezembro, com atrações para todas as idades


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h