05/11/2026 20:30:40
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7144/

Lucas do Rio Verde é um dos 5 municípios do Brasil a receber o prêmio IDMS 2018

O município é o único do Centro-Oeste como destaque no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
09/04/2019 17:24

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde é um dos cinco municípios brasileiros e o único da região Centro-Oeste a ser premiado por melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – IDMS 2018. O IDMS é uma ferramenta de apoio à gestão capaz de evidenciar as prioridades municipais e regionais e situar as municipalidades em relação a um cenário futuro desejável.

O IDMS é calculado anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e visa diagnosticar o grau de desenvolvimento de uma cidade. O município luverdense recebeu pontuação 0,738, considerada de médio a médio alto desempenho.

O ranking é construído a partir de uma série de indicadores considerados fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território, como acesso e permanência escolar, infraestrutura das escolas, qualidade de ensino, cobertura de atenção básica de saúde, estrutura de gestão para promoção de cultura, qualidade habitacional, dinamismo econômico, nível de renda, cobertura de saneamento básico, capacidade de receita, governo eletrônico, entre outros itens.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, comemorou o resultado do município a nível nacional. “Estou muito orgulhoso e satisfeito em receber esse prêmio e dividir com todos os servidores e com a população luverdense. É um demonstrativo de que Lucas do Rio Verde continua trilhando um caminho vitorioso de conquistas. A sensação é de estar cumprindo o dever de que o município continue sendo referência nacional”, destacou.

O prêmio foi entregue durante a XXII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira (09), na capital federal. O evento acontece durante toda esta semana.

Por compromissos no município, o prefeito Luiz Binotti não pode receber o prêmio pessoalmente. Representam Lucas do Rio Verde durante o evento o deputado federal Neri Geller e os vereadores Dirceu Cosma, Cristiani Dias, Jiloir Pelicioli, Márcia Pelicioli e Marcos Paulista.

“Feliz em poder representar o prefeito da minha cidade e receber da Confederação Nacional dos Municípios o certificado em que Lucas do Rio Verde obteve a maior pontuação regional no IDMS 2018. Parabéns a todos que trabalham para que Lucas do Rio Verde continue sendo referência nacional”, disse Neri Geller.

 

GABINETE
Avalie esta notícia:

Anexos:

Relatório IDMS 2018


Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes