06/11/2026 03:03:05
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5169/

Lucas do Rio Verde passa a contar com 100% da coleta mecanizada

O prefeito Otaviano Pivetta entregou hoje (10) a universalização da coleta mecanizada e também inaugurou um monumento que homenageia o trabalho dos garis
Por Ascom/Francieli Cela
10/03/2016 19:28

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

Proporcionar um trabalho mais humanizado. Foi com esse sentimento que começou a ser implantado em 2014 o projeto de coleta mecanizada. O sistema moderno possibilita a separação dos resíduos recicláveis do lixo úmido, por meio do uso de contentores. Além da destinação correta, os equipamentos oferecem melhor qualidade para os trabalhadores que coletam os resíduos.

Na manhã de hoje (10), com a presença do governador Pedro Taques, autoridades estaduais e a sociedade luverdense foi entregue para a população 100% da coleta mecanizada. Na oportunidade, também foi inaugurado um monumento em homenagem aos garis, construído na praça do bairro Jardim Imperial.

O novo modelo de coleta começou a ser construído em 2013 com a aprovação do Plano Municipal de Gestão de Resíduos. E a partir de 2014, com o início da implantação dos contentores e a construção de um local adequado para o recebimento dos materiais: o Ecoponto.

No Ecoponto, a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Lucas do Rio Verde (Acorlucas) atua no gerenciamento dos resíduos recicláveis que são separados e comercializados gerando renda para nove famílias que fazem parte da associação.

Lucas do Rio Verde é um dos poucos municípios brasileiros a contar com esse sistema inovador de coleta e já está colhendo resultados positivos. Com a implantação dos contentores o volume de material reciclável aumentou 55% no primeiro ano e hoje são coletadas 60 toneladas por mês.

Os contentores estão presentes em todas as ruas da cidade, somando 3.600 unidades. Um laranja para o lixo úmido e um azul para o reciclável a cada 80 metros. Para fazer a limpeza dos equipamentos também foram adquiridos dois caminhões equipados com sistema de lavagem. No total, o projeto contou com um investimento de mais de R$ 5 milhões.

O prefeito Otaviano Pivetta ressaltou que a mecanização da coleta era um dos compromissos que assumiu com a população e ficou muito emocionado durante a entrega.

“Era um sonho meu, principalmente para estes quatro anos que estou prefeito poder deixar esse legado. Libertar essas pessoas que corriam 40, 50 quilômetros por dia atrás de um caminhão ajuntando os restos que nós produzimos. Nenhum pai ou uma mãe cria um filho com o objetivo de ser gari, então por que vamos sustentar um status desses quando podemos criar empregos, dar oportunidades melhores e através da mecanização substituir essa mão de obra”, salientou Pivetta.

Após implantação deste sistema, os trabalhadores que atuam na coleta de resíduos receberam uma nova oportunidade de qualificação e serão encaminhados para novos setores no mercado de trabalho. Dos 32 servidores da coleta de resíduos, 18 já participaram de um curso de qualificação na área de panificação. Em breve novos cursos estarão à disposição, aumentando ainda mais o conhecimento destes profissionais.

O governador Pedro Taques aprovou o projeto e destacou os benefícios que trará à população e aos trabalhadores. “Vai trazer dignidade para as pessoas que fazem a coleta nas ruas de Lucas do Rio Verde. Este ato também significa qualidade de vida, meio ambiente, também significa saúde, saúde preventiva, e Lucas do Rio Verde não é só aqui nesta cerimônia que mostra que é possível fazer com pouco, mas fazer muito, fazer com respeito ao patrimônio que pertence ao cidadão. Parabéns ao prefeito Otaviano Pivetta e a sua equipe e ao povo de Lucas do Rio Verde”.

Para marcar a entrega da mecanização da coleta foi construído um monumento como forma de homenagear esses profissionais que trabalham arduamente todos os dias para deixar a cidade mais bonita. Três esculturas representando os trabalhadores, feitas em concreto armado com dois metros de altura foram confeccionadas pelo artista plástico Jakson Douglas.

O coletor de resíduos Jekson Borges de Oliveira evidenciou que com o uso dos contentores o trabalho de coleta ficou bem mais rápido e fácil. “Quero agradecer porque agora está mais fácil de trabalhar, antes era correndo, no pulo, era difícil, e agora é bem diferente, temos que agradecer todos que ficam pensando no nosso dia a dia, no modo que trabalhamos, a gente só tem a agradecer, porque pensaram na gente também, em melhorar a nossa vida”.

Com a proposta de melhorar ainda mais a coleta, está em fase de teste no bairro Bandeirantes o uso do contentor verde, que recebe folhas e grama que serão utilizadas como adubo nas hortas das escolas municipais. Se o projeto piloto obter bons resultados será implantando em mais regiões da cidade.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes