05/11/2026 21:33:09
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6849/

Lucas do Rio Verde realiza amanhã o dia D da Semana Nacional de Combate ao Aedes

O Dia D terá Pit Stop, mutirão e mobilização de moradores
Por Ascom Prefeitura
29/11/2018 10:33

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde realiza nesta sexta-feira (30) o encerramento da Semana Nacional de Combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Nos últimos dias, várias ações foram desenvolvidas como visitas domiciliares, ações informativas e juntamente com a secretaria de Infraestrutura e Obras, está sendo realizado o mutirão de limpeza em todos os bairros da cidade. Nesta sexta-feira (30) a secretaria realiza o 'dia D' de combate ao mosquito, com um pit stop na Avenida Mato Grosso com a Paraná, e terá stand no estacionamento do supermercado Delmoro, com material informativo, maquetes e trabalho lúdico.

“Por mais que nossa cidade tenha registrado uma baixa incidência do mosquito tanto em 2017 como em 2018, nós não podemos deixar o cuidado perder força. E a semana de combate faremos esse pit stop para chamar a atenção dos moradores que são coparticipantes e precisam ter a conscientização do combate ao mosquito” explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Kelli Paludo.

Neste ano, até o dia 31 de outubro, foram realizadas em Lucas do Rio Verde 165 notificações, sendo 121 de dengue, 25 de chikungunya e 19 de zika vírus. Em 2017, o número de notificações é de 141; em 2016 foram registradas 2.425 notificações.

Dados de incidência em MT

O último Boletim Epidemiológico divulgado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, que monitorou os casos de dengue, febre chikungunya e zika entre 1º de janeiro e 14 de outubro (41 semanas apuradas), mostrou que nesse período foram notificados 10.530 casos de dengue, uma redução de 61% comparado ao mesmo período em 2016 que registrou 26.877 casos. Já os casos de zika tiveram uma redução de 91% nos casos notificados, caindo de 24.435 em 2016 para 2.256 no período apurado em 2017. A febre chikungunya no período apresentou uma elevação de 138% no período, aumentando de 1.390 em 2016 para 3.315 casos nestas 41 primeiras semanas de 2017.

Cuidados dentro de casa e também na área externa:

- Tampe os tonéis e caixas d’água;

- Mantenha as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

- Limpe ralos e canaletas externas;

- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

- Deixe lonas esticadas para cobrir objetos bem para evitar formação de poças d’água;

- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e demais áreas.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes