27/02/2026 18:08:06
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14415/

Lucas do Rio Verde recebe Retinógrafo do Governo do Estado de Mato Grosso

O equipamento será utilizado na realização do exame de retinografia, essencial no diagnóstico precoce de doenças como, a retinopatia diabética e o glaucoma
Por Ascom Prefeitura/MP
17/12/2025 15:37

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde foi um dos municípios contemplados com um Retinógrafo portátil. A iniciativa é do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde.

Inicialmente, foram entregues 70 equipamentos, mas a meta é garantir pelo menos um para cada município. O investimento faz parte do projeto de expansão do Programa de Saúde Digital do estado.

A secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explicou que o equipamento será utilizado na realização de um exame oftalmológico, chamado retinografia.

Trata-se da captura da imagem, em alta resolução, do fundo do olho (retina, nervo óptico e vasos sanguíneos), permitindo diagnosticar precocemente doenças como, a retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular.

(Foto: )

É um equipamento portátil, essencial para o diagnóstico precoce e acompanhamento de doenças importantes que, quando não tratadas, podem levar a perda da visão”, ressaltou a secretária.

O exame já é ofertado pela Rede Municipal de Saúde, quando solicitado pelo oftalmologista. No entanto, a realização depende do fluxo da regulação, liberação e credenciamento de profissionais.

Segundo a Dra. Fernanda, além de agilizar a liberação do exame, o equipamento possibilitará uma economia significativa ao município, incluindo os laudos, que serão realizados pelos médicos residentes em oftalmologia, de Cáceres (MT).

Somente em 2024 e 2025, foram realizados 568 retinografias, com investimento de mais de R$ 100 mil, com recursos próprios. A previsão é iniciar os exames a partir de janeiro.

(Foto: )

Não teremos mais custo com o exame e o acesso se tornará muito melhor, porque a gente conseguirá levar o equipamento até as unidades e trabalhar de forma preventiva na Atenção Primária”, finalizou a secretária.

Os equipamentos foram entregues aos secretários municipais de Saúde na última quinta-feira (11), em Cuiabá, durante a reunião mensal da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico