06/11/2026 09:37:33
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3030/

Lucas do Rio Verde tem o melhor IDHM do interior de Mato Grosso

Dos 5.565 municípios brasileiros, Lucas do Rio Verde ocupa a 249ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal
Por Ascom/Carolina Matter
30/07/2013 08:37

(Foto: Arquivo Ascom)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Lucas do Rio Verde obteve índice de 0,768 e ocupa a 249ª posição do ranking dos municípios mais desenvolvidos. Os dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 5.565 municípios foram divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O IDHM foi desenvolvido pelo Pnud em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, para mostrar a realidade social dos municípios brasileiros a partir de três indicadores: renda, longevidade e educação. O índice divulgado foi calculado com base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Lucas do Rio Verde recebeu 0,766 em renda, onde o indicador é medido pela renda municipal per capita, ou seja, a renda média de cada residente no município. Para se chegar a esse valor soma-se a renda de todos os residentes e divide-se pelo número de pessoas que moram no município (inclusive crianças ou pessoas com renda igual a zero). Para longevidade, medido pela expectativa de vida, o município atingiu 0,833; e em educação, que é a média de anos de educação de adultos e a expectativa de anos de escolaridade para crianças, Lucas do Rio Verde teve índice de 0,710.

Em termos numéricos, o índice é calculado de zero a um, onde 0 significa nenhum desenvolvimento humano, e 1 é desenvolvimento humano total. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o município.

Em Mato Grosso, Cuiabá é a cidade melhor colocada (92º) com índice de 0,785. Lucas do Rio Verde aparece em segundo no estado e o melhor índice no interior. Na sequência está Nova Mutum (400º) tendo alcançado 0,758; Rondonópolis (453º) com 0,755; e Sinop (467º) com índice de 0,754.

Ao todo, mais de 4.100 municípios (74%) encontram-se atualmente nas faixas de IDHM médio (de 0,600 a 0,699) ou alto (de 0,700 a 0,799). Apenas 44 cidades (0,8%), no entanto, fazem parte da faixa de desenvolvimento considerado muito alto (entre 0,8 e 1).

O município de São Caetano do Sul, em São Paulo, lidera o ranking nacional com índice de 0,862. O geral do país é de 0,727.

Confira o ranking: http://www.pnud.org.br/arquivos/ranking-idhm-2010.pdf 

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes