20/06/2026 11:27:11
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11639/

Maio Amarelo: Simulador de capotamento chamou a atenção da população

A ação foi permitida por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Trânsito com a Ciretran e forças de segurança
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
22/05/2023 10:27

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Quem passou pela rotatória do Paço Municipal no último sábado (20), pode sentir as sensações de como é estar dentro de um veículo em movimento e ser vítima de um capotamento. O simulador foi mais uma ação das atividades do Maio Amarelo, mês de conscientização para os altos índices de mortos e feridos em acidentes de trânsito.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública, Cel. Marcos Vieira da Cunha, ao longo do mês, foram várias atividades de prevenção e orientação aos motoristas. “Estamos dando continuidade da Campanha Maio Amarelo. Lucas do Rio Verde está fazendo toda uma programação ao longo do mês. Através de banners, de blitz educativas, palestras nas escolas e, através de todas as forças de segurança”, observa Cunha.

Além do simulador de capotamento, foram apresentados outros equipamentos como o simulador de embriaguês, de sonolência e de colisão veicular. “Essa é uma sensação segura, onde o público pode experimentar o impacto de um acidente ou capotamento sem se machucar”, acrescenta Carlos Triper, empresário responsável pelos simuladores.

Thayrone Mazzine, que é estudante, aproveitou a manhã de sábado para experimentar os equipamentos e espera não passar por um acidente de trânsito. “A sensação é única e foi proporcionada pela Prefeitura e Ciretran. É uma coisa que muita gente tem dúvida sobre como funciona um capotamento. Eu espero nunca passar por isso”, disse o jovem.

A atividade foi das 08h às 12h  e contou com a participação da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Ciretran. “É uma oportunidade não só de ver o que acontece no acidente, mas a importância do uso do cinto de segurança. E sentir essas sensações, como o simulador de embriagues, no caso de quem não bebe”, diz Adalberto Fernandes chefe da 49ª Ciretran. 

Além das ações educativas, a fiscalização corretiva continua no Município com o objetivo de conscientizar a população e evitar acidentes. 
 

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto