14/04/2026 17:36:06
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13624/

Mais de 60% dos focos de dengue estão nas casas, aponta Vigilância em Saúde

Os bairros com maior número de notificações, são o Rio Verde, Veneza e Jardim das Palmeiras. Já são 44 casos confirmados de dengue e 42 de Chikungunya
Por Ascom Prefeitura/MP
18/03/2025 14:21

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Lixo doméstico, latas, lonas, calhas e plantas, esses são os principais locais onde os agentes de combate a endemias (ACEs) estão encontrando focos do mosquito Aedes aegypti, a informação é da Vigilância em Saúde.

Segundo o último Boletim de Arbovíroses, fechado em 09 de março, Lucas do Rio Verde já registrou 527 notificações, com 44 casos confirmados de dengue e 42 de Chikungunya. Comparado ao relatório anterior, o aumento é de 10% e 50%, respectivamente.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Miriam Campos ressaltou que mais de 60% dos focos estão nas casas e que ações diárias de cuidado com o quintal podem reduzir a proliferação do mosquito, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

“O grande desafio é conscientizar a população de que o combate a dengue é responsabilidade de todos. Se cada um fizer a sua parte, tirar uns minutos por semana e verificar o seu quintal, nós vamos acabar o dengue”.

Ainda segundo o boletim, os bairros com maior número de notificações, ou seja, pessoas que procuraram o serviço de saúde, com sintomas da doença, são o Rio Verde (80), Veneza (50), Jardim das Palmeiras (42), Vida Nova (29) e Parque das Américas (29).

A coordenadora destacou que as equipes de combate a endemias estão nas ruas diariamente, visitando as casas, estabelecimentos comerciais e orientando a população. No entanto, o maior desafio é ter acesso aos imóveis fechados.

Uma das alternativas utilizadas pelas equipes, é deixar bilhetes para que o morador entre em contato com a Vigilância, agendando um novo horário de visita. A população também pode denunciar por meio do telefone 3548 2508 ou Ouvidoria Municipal 0800 646 4004.

“O nosso pedido é para que a população receba bem os agentes de endemias. São servidores uniformizados, utilizando o crachá do município e que estão trabalhando pra evitar a proliferação do mosquito e salvar vidas”, ressaltou a coordenadora.

O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Os principais sintomas da dengue e Chikungunya são, febre alta, dores de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, náuseas e vômitos e manchas vermelhas no corpo.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento


13/04/2026 16:57

Lucas do Rio Verde realiza 2ª etapa do Desafio Agro de MTB no feriado de 1º de maio

Prova contará com com percurso aproximado de 60 quilômetros pelas estradas do município


13/04/2026 15:01

Prefeitura confirma artistas locais na programação da 5ª Festa do Milho

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril


13/04/2026 08:35

Guarda Civil Municipal mantém atuação constante no primeiro trimestre e amplia atendimentos em 2026

Comparativo entre 2025 e 2026 demonstra presença ativa da corporação e fortalecimento do atendimento à população


12/04/2026 10:34

Primeira edição do Desafio dos Bravos reúne aproximadamente 200 participantes

O evento foi realizado neste domingo (12), com largada na Avenida Beira Mata e percurso dentro do Parque dos Buritis


11/04/2026 21:06

Desafio das Destemidas reúne mais de 700 mulheres em Lucas do Rio Verde

A primeira edição contou com 400 mulheres inscritas. Para 2026, a expectativa é chegar a mil participantes


10/04/2026 11:36

Dupla Henrique e Diego é a 1ª atração confirmada para a Festa de Milho 2026

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


10/04/2026 10:22

Prefeitura, Unilasalle e MT Hemocentro realizam campanha de doação de sangue

A coleta será realizada nos dias 14, 15 e 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Universitário Unilasalle