06/11/2026 04:47:55
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4600/

Médicos apontam gargalos de atendimento à saúde durante roda de conversa

A reunião teve o tom de uma conversa descontraída na tarde de sábado, mas com objetivo de estudar os problemas apontados pela classe
Por Ascom/Ley Magalhães
23/03/2015 07:59

(Foto: Ascom/Ley Magalhães)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito Otaviano Pivetta se reuniu na tarde de sábado (21/03), com os médicos da rede de atenção básica de saúde que prestam atendimento nos postos de saúde da família. Sem a formalidade usual nesse tipo de encontro, a roda de conversa foi no gramado em frente a prefeitura, quando tiveram a oportunidade de mostrar os problemas que aparecem em outra ponta do serviço público de saúde, que é o atendimento de urgência hospitalar. 


A preocupação no setor municipal é verificar onde estão os problemas que surgem em decorrência de profissional, já que as estruturas física e tecnológica dos PSF´s em Lucas do Rio Verde são completas, indo desde o atendimento odontológico, pré-natal e puericultura até o acompanhamento de pacientes como hipertensos e diabéticos. Segundo indicadores do Ministério da Saúde a cobertura no município é de 100%, mas ainda faltam alguns gargalos a serem atendidos, principalmente quanto a oferta de médicos e atendimento nas unidades de saúde. 


Os médicos demonstraram contentamento quanto a estrutura, o que permite 98% de resolutividade, mas apontam que os encaminhamentos para o Hospital São Lucas, na maioria dos casos acaba retornando para o PSF. “O problema apontado é falta de médicos plantonistas no hospital, pois é apenas um profissional por plantão”.  Explica o médico Wagner Godoy. Eles indicam a necessidade de ter pelo menos 2 profissionais, o que tornaria os atendimentos de urgência mais ágeis. Puseram como exemplo o PSF Central para aonde vão até os clientes de planos de saúde, por ter 2 médicos e mais agilidade nos atendimentos. 


A categoria também aproveitou a oportunidade para explicar com mais detalhes como funciona o setor da saúde no que se refere aos médicos, e para falar da questão salarial. Eles querem equiparação com os munícipios de Nova Mutum e Sorriso, com diferença entre R$ 2 mil e R$ 3 mil reais. 


O Prefeito Otaviano ouviu atentamente os profissionais, acrescentou que o ideal para o setor público são os médicos especializados em atendimentos à família, com visitas e acompanhamentos, fazendo principalmente a prevenção. “Nós devemos prevenir e até ensinar nossa população mais carente. Vacinas, higiene, quintais limpos certamente vão proporcionar uma qualidade individual de saúde” observou Otaviano. Quanto aos pedidos dos médicos ele disse que vai estudar a média de salários pagos nos municípios dinâmicos. Em relação aos plantões no Hospital São Lucas o prefeito autorizou que os próprios médicos da atenção básica possam reforçar a equipe do hospital.  


Também participou da reunião o presidente da Associação Médica de Lucas do Rio Verde Evandro de Souza. 

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes