24/04/2024 09:33:46

MUDANÇAS NA COLETA DE LIXO DA CIDADE DURANTE A EXPOLUCAS

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que durante a 21ª Expolucas haverá mudança no horário noturno da coleta do lixo. Os trabalhos iniciarão às 14 horas e não às 20 horas, como de costume, e ao
Por Ascom
28/07/2009 09:42

(Foto: )

hamid.soltani

Afinal, o que é lixo?

Lixo é todo e qualquer resíduo que é gerado pelas atividades humanas ou pela natureza, principalmente nas cidades, ou seja, qualquer coisa que seu proprietário não quer mais e que não possui valor comercial.
A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições favoráveis aos nossos filhos, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.
O que é resíduo?
Resíduo pode ser considerado qualquer material que sobra depois de uma ação ou processo produtivo. Esses resíduos passam a ser descartados e acumulados no meio ambiente causando não somente problemas de poluição, como caracterizando um desperdício. Os resíduos são classificados por sua natureza física: seco e úmido; por sua composição química: matéria orgânica e inorgânica; e pelos riscos potenciais ao meio ambiente: perigosos e não perigosos.
Porque é importante reciclar?
A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg. Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Só em Lucas do Rio Verde se produz 30.000 Kg de lixo por dia. Além disso, quanto mais produtos industrializados se consome, mais lixo se acumula. Outra vantagem de se reciclar é que o lixo que vai para o aterro sanitário, após a fermentação, produz gases tóxicos ao meio ambiente como o chorume e o gás metano. No Brasil, só 2% do lixo é reciclado!
Separar o lixo orgânico do úmido evita doenças, contribui com a natureza evitando a poluição e que árvores sejam cortadas para fabricação de papel. Todas as doenças que são transmitidas por baratas, moscas, mosquitos e ratos, principalmente são provenientes do lixo. Estes animais adoram uma sujeira e aproveitam o relaxamento das pessoas para passar os micróbios das doenças para nós.

24/04/2024 08:35

Lucas do Rio Verde emprega 85% do FNDE em produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Valor é quase o triplo do percentual mínimo de 30% exigido por lei

24/04/2024 08:32