12/04/2026 11:21:53
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7680/

Mutirão da saúde realiza 200 cirurgias de Pterígio em Lucas do Rio Verde

Os procedimentos aconteceram no sábado (19) e domingo (20) no PSF XIV, bairro Jardim Amazônia
Por Ascom Prefeitura/ Daniela Meinerz
21/10/2019 09:03

(Foto: Ascom Prefeitura/ Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (19) e domingo (20), o Mutirão de Cirurgias de Pterígio no PSF XIV, no bairro Jardim Amazônia. Ao total, foram realizados 200 procedimentos em pacientes que aguardavam pela cirurgia na fila de espera da Central de Regulação do Município.

Esse é o terceiro mutirão de Pterígio realizado em Lucas do Rio Verde. “Mesmo esse tipo de cirurgia precisando de aparelhos específicos, é possível será feito dentro do próprio PSF. Por isso, está sendo realizado mais uma vez esses procedimentos que diminuem a fila de espera a quase zero, atendendo as necessidades dos pacientes”, afirma o secretário de saúde Rafael Bespalez.

Pterígio ou mais conhecido como “carne crescida” é uma lesão que atinge o branco dos olhos, podendo se estender até as córneas. A cirurgia de remoção é simples, dura em média 30 minutos, sem a necessidade de consulta pré-cirúrgica e exames.

A paciente Rosalina Moraes, com 66 anos, já estava na fila de espera há dois anos e conta que a dificuldade para enxergar já estava atrapalhando suas atividades do dia a dia. “Eu não conseguia mais fazer muitas coisas, a minha visão estava muito ruim e eu tinha até pensado em ir  fazer particular, mas graças a Deus e a esse mutirão eu consegui e vou poder enxergar melhor, vale a pena e esperar”, contou a paciente.

Segundo o secretario de saúde, estão previstos mais dois mutirões oftalmológicos, de Pterígio em novembro e cataratas em dezembro ou início de janeiro de 2020, com intuito de diminuir ao máximo as filas e garantir a saúde dos luverdenses. Pessoas com algum problema de visão, devem procurar a unidade de saúde do seu bairro para consulta e possível encaminhamento. 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


12/04/2026 10:34

Primeira edição do Desafio dos Bravos reúne aproximadamente 200 participantes

O evento foi realizado neste domingo (12), com largada na Avenida Beira Mata e percurso dentro do Parque dos Buritis


11/04/2026 21:06

Desafio das Destemidas reúne mais de 700 mulheres em Lucas do Rio Verde

A primeira edição contou com 400 mulheres inscritas. Para 2026, a expectativa é chegar a mil participantes


10/04/2026 11:36

Dupla Henrique e Diego é a 1ª atração confirmada para a Festa de Milho 2026

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


10/04/2026 10:22

Prefeitura, Unilasalle e MT Hemocentro realizam campanha de doação de sangue

A coleta será realizada nos dias 14, 15 e 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Universitário Unilasalle


10/04/2026 08:59

Lucas do Rio Verde realiza 120 cirurgias de catarata neste fim de semana

O mutirão é realizado por meio de parceria entre o Município e Programa Gov MT Fila Zero, com o apoio do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires


10/04/2026 08:28

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 15 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os candidatos têm até segunda-feira (13), para a apresentação


09/04/2026 19:39

Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na regularização fundiária e dá início à REURB no 30 de Novembro

Assinatura do decreto aconteceu nesta quinta-feira (9), no Paço Municipal


09/04/2026 14:45

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Programação especial contará com peça teatral interativa para alunos da rede municipal e sessões abertas à comunidade nos dias 16 e 17 de abril


09/04/2026 11:00

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O esquema especial de organização do trânsito será feito pela Guarda Civil Municipal (GCM)


09/04/2026 07:53

Inscrições abertas para a Copa Municipal JD Esporte / Loc Green de Futebol Máster e Mirim 2026

Competição terá início no dia 12 de maio e inscrições podem ser feitas até 6 de maio


09/04/2026 07:51

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Levantamento foi divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU