01/08/2026 09:22:55
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12956/

Mutirão do CAR Digital começa na próxima segunda-feira (20)

Atendimento será realizado na Unilasalle e deve ser agendado online
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
16/05/2024 11:30

(Foto: Luciano Lupo)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde convida os produtores rurais do município para participarem do Mutirão Ambiental do CAR Digital. Realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o mutirão tem o objetivo de promover o novo modelo do Cadastro Ambiental Rural, que utilizará agora tecnologia e imagens de satélites para ajustes.

A atividade começa na próxima segunda-feira (20), e será realizada até o dia 23 de maio, das 8h às 17h, na Unilasalle de Lucas do Rio Verde.

O produtor rural ou responsável técnico deve agendar o atendimento através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLdPYMH6xgMADIUYteM8hauENssR_CsBiH2uh43cDPiFHA0w/viewform?usp=sf_link

O CAR é um registro obrigatório a todos os imóveis rurais em território nacional, sendo um instrumento de gestão ambiental importante para a implementação do Código Florestal, com informações ambientais das propriedades, compondo a base de dados para ações de monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento.

“O CAR Digital vem com uma proposta mais dinâmica e célere para corrigir problemas. É muito importante a participação de todos os proprietários e responsáveis técnicos nesse momento para que a gente avance nessa regularização ambiental”, ressaltou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

SOBRE O MUTIRÃO

Nesta etapa do mutirão, serão atendidos os produtores rurais de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso. Além dos atendimentos, serão realizadas palestras e rodas de conversas com os responsáveis técnicos.

No atendimento, a Sema apresentará ao produtor a nova base montada pelo estado, para que ele compare com o CAR feito pelo profissional. A partir disso, o produtor pode validar a proposta da Sema e, caso não concorde com o que foi apresentado, ele continua com seu CAR inicial feito por seu profissional.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (20):

19h: Abertura oficial
19h30: Palestra “CAR Digital” – Palestrante: Luciane Bertinatto (secretária adjunta de Gestão Ambiental)
Local: Auditório Irmão Nelson A. Bordignon, bloco 4 da Unilasalle (Avenida Universitária, nº 1000 W, bairro Parque das Emas).

Terça-feira (21):
14h30: Roda de conversa com responsáveis técnicos
Local: Auditório Irmão Nelson A. Bordignon, bloco 4 da Unilasalle (Avenida Universitária, nº 1000 W, bairro Parque das Emas)

Segunda a quinta-feira (20 a 23):
8h às 17h: Atendimento individualizado com analistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Local: Espaço Sicredi e Espaço ESG da Unilasalle (Avenida Universitária, nº 1000 W, bairro Parque das Emas).
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/08/2026 08:00

Primeira Mostra Municipal de Games oferece experiências interativas e imersivas para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Organizado pela Secretaria de Educação, evento buscou apresentar os jogos criados por estudantes da rede municipal  e aproximou o público do universo da programação e da tecnologia


31/07/2026 11:33

Saúde reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue

O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso, é necessário ficar atento ao quintal e eliminar os recipientes que possam acumular água


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar