16/05/2024 23:47:07

Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
11/07/2018 15:23

(Foto: Arquivo pessoal)

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) é uma equipe composta por multiprofissionais de diversas especialidades. A equipe tem como objetivo apoiar os profissionais do Saúde da Família que atuam nas unidades básicas de saúde.

O Nasf de Lucas do Rio Verde conta com duas nutricionistas, duas assistentes sociais, dois psicólogos, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. De janeiro a junho deste ano, foram atendidos 1.204 pacientes individuais, clínicos e acamados, e 6.921 pacientes em grupos.

Na área nutricional, a equipe desenvolve um trabalho de promoção e incentivo a práticas alimentares saudáveis em todas as fases da vida e grupos de emagrecimento com encontros semanais. Na área psicológica, é realizado o acolhimento em grupo ou individual para ampliar e favorecer o tratamento, com rodas de conversas e grupos terapêuticos com a finalidade de orientar sobre relações familiares, desenvolvimento infantil, atenção ao adolescente e idoso.

No segmento social, são fornecidas informações sobre o planejamento familiar, cuidados aos pacientes acamados e familiares referente aos benefícios de saúde: cama hospitalar; cadeira de roda, cadeira de banho, muletas, colchão casca de ovo, fraldas geriátricas e outros; orientações com temas referente a gestação amparada, qualidade de vida da mulher, do homem, do adolescente, idoso, e crianças e outros.

No setor de fisioterapia são feitas orientações sobre a prática de atividades físicas, grupos de alongamentos e visitas domiciliares para pacientes acamados para exercícios de fortalecimento. A terapia ocupacional realiza trabalhos em grupos com orientações família/indivíduo, através de orientações e avaliações individuais.

O Nasf atende em todos os PSFs do município e o paciente que tiver interesse nas atividades deve procurar a unidade de saúde de referência e buscar as informações sobre os grupos.

16/05/2024 17:00

Prefeitura inicia implantação da sinalização turística no município

Projeto é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo

16/05/2024 14:28