23/04/2026 14:40:19
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4703/
(Foto: Ascom)
Portal da Transparência, Ouvidoria Municipal, Casa dos Conselhos e Gerência de Cidade, desde 2013, a administração de Lucas do Rio Verde vem criando novas ferramentas para interagir e facilitar o acesso da população as ações do poder público.
A meta, não é somente garantir total transparência sobre a aplicação dos recursos públicos, mas também, incentivar e incluir a comunidade no processo administrativo, ouvindo as demandas e discutindo os projetos.
Segundo o prefeito Otaviano Pivetta, além dos órgãos fiscalizadores, como o Poder Legislativo e Tribunal de Contas do Estado, que avaliam mensalmente as contas e emitem relatórios sobre a administração, a população também deve acompanhar as contas do município.
Por meio do Portal da Transparência, disponível 24 horas por dia, os cidadãos têm acesso a todas as informações, desde o número de servidores e respectivos rendimentos, aos investimentos em todos os setores.
“O primeiro passo para incluir o cidadão no processo administrativo é garantindo a ele, o acesso total as receitas e investimentos do poder público. É uma obrigação do gestor público em divulgar e um dever da população em acompanhar”, ressalta Otaviano.
A Ouvidoria Municipal é outra ferramenta importante de interação com a comunidade. Por meio do número de telefone 0800 646 4004, a população tem a oportunidade de tirar dúvidas e participar, com sugestões ou reclamações.
Dados da Prefeitura de Lucas do Rio Verde revelam que somente no mês de abril, o canal de comunicação registrou 340 atendimentos. Se comparado ao mês de março, o aumento foi de cerca de 4%.
Para o prefeito, apesar do aumento no número de procedimentos, o índice deve ser comemorado porque mostra que a população está utilizando as ferramentas criadas e participando ativamente da administração pública.
“A cidade está crescendo e o poder público não tem como estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Lucas do Rio Verde não é mais aquele município de 15 anos atrás e a população precisa entender que todos temos nossas responsabilidades”.
A Casa dos Conselhos, uma das últimas novidades da administração, foi criada para garantir a infraestrutura adequada para o fortalecimento das associações comunitárias e o envolvimento da população nas decisões do município.
Inaugurada há um mês, o local se transformou em ponto de encontro e discussões sobre diversos temas, com a presença do prefeito, secretários municipais, vereadores e representantes de associações e entidades.
“A Casa dos Conselhos é uma forma de resgatar a força do trabalho comunitário. Quem está em Lucas do Rio Verde há mais tempo, com certeza participou dos mutirões e associações e sabe que tudo foi conquistado graças a união dos moradores”, lembra Otaviano.
A forma democrática de administrar o município não se restringe a participação da comunidade. Poderes Legislativo e Judiciário, acompanham, opinam e também têm um canal de conversa com a gestão, a Gerência de Cidade.
Implantada em janeiro deste ano, após a reforma administrativa, a gerência tem como objetivo manter a harmonia entre os poderes, valorizando a independência de cada um. Segundo o gerente de Cidade, Ramiro Azambuja, a meta é sempre buscar o diálogo.
“Apesar das diferenças de ideias, todos trabalham com um único objetivo, que é melhorar a vida das pessoas que moram em Lucas do Rio Verde. Daí a necessidade de trabalhar junto na elaboração de projetos, na busca de recursos e soluções para os problemas”.