09/04/2026 01:00:00
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9797/

Novas medidas para enfrentamento da pandemia são anunciadas pela gestão municipal

Serviços da Saúde Pública em Lucas do Rio Verde foram alterados
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
26/01/2022 12:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Diante do crescente aumento dos casos de Covid e síndromes gripais em Lucas do Rio Verde – cenário também do restante do país, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu adotar, de forma emergencial, novas medidas em relação aos atendimentos ofertados à população. Por conta da alta nesses casos, o quadro de servidores públicos da saúde também foi afetado e os serviços precisaram ser alterados.

As mudanças foram comunicadas em coletiva de imprensa, no gabinete, na manhã desta quarta-feira (26), com a presença do prefeito Miguel Vaz, o vice-prefeito Marcio Pandolfi e a secretária de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura.

“Nós não queremos aplicar nenhuma medida restritiva nesse momento, até porque o decreto estadual vigente mantém apenas o uso de máscara e álcool. Contamos com a colaboração da sociedade para que as pessoas assumam a responsabilidade de tomar os cuidados mínimos de proteção”, pontuou o prefeito Miguel Vaz.

Atualmente, cerca de 40 profissionais da Saúde, dos PSFs e PAM, estão afastados com Covid. Com o afastamento destes profissionais, que precisam cumprir o prazo de isolamento, em algumas unidades o atendimento pode acabar sendo mais lento. Por este motivo, as seguintes medidas foram adotadas:

Atendimento nos PSFs
A partir desta quarta-feira (26), os atendimentos nas unidades básicas de saúde (PSFs) serão realizados de forma diferente, que passam a atender casos específicos em cada período para otimizar e agilizar os processos.

Manhã – 7h às 11h:
- Atendimento de demandas gerais – não relacionadas à Covid-19 e/ou síndromes gripais, com prioridade para gestantes, hipertensos e diabéticos em ajuste medicamentoso, urgências e puericultura (priorizando primeira consulta).
- Abertura das salas de vacina, conforme escala, respeitando as unidades com vacinas Covid e outras vacinas de rotina.
- Curativos e procedimentos.
- Atendimento odontológico – urgências clínicas, gestantes e puericultura e teste da linguinha.

Tarde – 13h às 17h:
- Testagem para Covid-19
- Atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, sejam Covid ou não – serão encaminhados ao PAM somente os pacientes com agravamento do quadro clínico.
- Atendimento odontológico – urgências em pacientes sintomáticos respiratórios.
- Urgências e emergências – atendimento inicial com posterior encaminhamento ao PAM ou HSL.

*Apenas o PSF XVI Bieger Cidade Nova não terá atendimento ao público, pois encontra-se fechado para os trabalhos da equipe do TeleLucas. A população desta unidade deve ser atendida nos PSFs I e II, no Rio Verde, e o atendimento do pediatra no PSF VII, no Primaveras.

Segundo a secretária de Saúde, os casos gripais identificados no município são considerados brandos, porém o isolamento para quem contrair alguma cepa ou gripe deve ser mantido.

“No período da manhã as unidades estarão com atendimento das demais demandas, com salas de vacinas abertas, mas não farão nenhum tipo de testagem de manhã. No período da tarde serão feitas as testagens e atendimentos ao paciente com Covid. O PAM continua sendo referência, mas somente para os casos que não conseguirem atendimento no PSF”, explicou dra. Fernanda.

TeleLucas
Para auxiliar com as demandas, o TeleLucas – teleatendimento médico via WhatsApp – está atendendo casos com sintomas respiratórios. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, pelos números (WhatsApp): (65) 99246-2824 e (65) 99236-8222.

“Estamos reforçando os exames de laboratório e os medicamentos. Temos conseguido manter todo esse suporte necessário aos pacientes. Em nível técnico, isso é muito importante, pois, além de atender, precisamos fornecer as formas de tratamento. Estamos contando com o apoio dos nossos profissionais da atenção primária, que estão fazendo a diferença em nossos atendimentos”, destacou a médica.  

Fiscalização  
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito também adotou medidas, em conjunto com as demais forças de segurança, como Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, para auxiliar nas fiscalizações no município.

O foco das ações será o cumprimento das medidas mais básicas de prevenção, como uso de máscara corretamente, distanciamento social e higienização de mãos e ambientes em locais com maior circulação de pessoas, como supermercados e outros estabelecimentos comerciais.
 

SAÚDE GABINETE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


06/04/2026 13:46

Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Seaf e a Empaer, beneficiou 24 apicultores


06/04/2026 10:25

30 de Novembro: Decreto de regularização fundiária será assinado na quinta-feira (09)

A assinatura do documento será realizada no Auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com início às 18h



06/04/2026 06:30

Associações esportivas devem realizar cadastro junto à Secretaria de Esporte e Lazer

Cadastro visa mapear entidades esportivas do município e subsidiar a criação de políticas públicas para o setor


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município