31/07/2026 07:27:03
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14527/

Novo Símbolo Internacional de Acessibilidade é tema de palestras promovidas pela Guarda Civil Municipal

A ação reforça a importância da inclusão, do respeito às vagas especiais e da adaptação gradual ao novo símbolo internacional de acessibilidade
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
18/02/2026 11:04

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde, promoveu, nesta semana, uma série de palestras educativas em empresas do município e também no Clube do Idoso, abordando o Novo Símbolo Internacional de Acessibilidade e sua importância para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

A iniciativa teve como objetivo orientar a população sobre a atualização do símbolo que identifica espaços acessíveis, reforçando o respeito às vagas especiais, à sinalização adequada e aos direitos das pessoas com deficiência.

“O novo símbolo internacional de acessibilidade representa mais do que uma mudança visual. Ele reforça a ideia de inclusão ampla, lembrando que a acessibilidade não atende apenas pessoas com deficiência física, mas também aquelas com deficiências sensoriais, intelectuais e invisíveis. Nosso objetivo com essas palestras é conscientizar a população, orientar empresas e fortalecer o respeito aos direitos garantidos por lei. Informação é o primeiro passo para construirmos uma cidade verdadeiramente acessível e 
inclusiva para todos”, disse o subinspetor da GCM, Olessandro Braga.

O que mudou?

O Brasil aprovou, por meio do Senado Federal, um projeto de lei que substitui o antigo símbolo da cadeira de rodas, o tradicional pictograma azul com a pessoa sentada por um novo símbolo de acessibilidade, criado em 2015 pela Organização das Nações Unidas.

O símbolo anterior é amplamente reconhecido e continuará válido durante o período de transição, porém era considerado limitado por representar, principalmente, a deficiência física.

Já o novo símbolo apresenta uma figura humana estilizada, com braços abertos dentro de um círculo, representando inclusão universal, autonomia e diversidade. A proposta é ampliar a compreensão de que a acessibilidade contempla diferentes tipos de deficiência físicas, sensoriais, intelectuais e invisíveis.

Prazo de adaptação

A legislação estabelece prazo de até três anos para que a nova sinalização substitua gradualmente a anterior em espaços públicos e privados. A mudança será progressiva e não ocorre de forma imediata em todo o país.

É importante destacar que a atualização refere-se à sinalização de acessibilidade como placas indicativas, vagas de estacionamento, prédios públicos, mapas e espaços adaptados e não às placas de identificação veicular.

Conscientização e cidadania

Durante as palestras, a Guarda Civil Municipal reforçou a importância do respeito às vagas exclusivas, da correta utilização dos espaços adaptados e da conscientização coletiva sobre inclusão.

A ação integra o compromisso da Prefeitura de Lucas do Rio Verde com a promoção da acessibilidade, da informação e do respeito às pessoas com deficiência. “Mais do que uma mudança visual, o novo símbolo representa um avanço na forma como enxergamos a inclusão e a diversidade em nossa sociedade”, destacou o subinspetor da GCM, Olessandro Braga, 
durante os encontros.

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio


27/07/2026 09:05

Case de Lucas do Rio Verde inspira debate sobre habitação em evento que reuniu lideranças do agro em Sorriso

Durante o GAFFFF 2026, prefeito Miguel Vaz apresentou o modelo habitacional do município e reforçou a meta da gestão de alcançar 8 mil oportunidades habitacionais em oito anos