04/04/2026 03:37:25
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14547/

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/MP
24/02/2026 13:46

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

A oferta do método contraceptivo intradérmico (Implanon), em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), reduziu em 35%, o número de adolescentes grávidas, nos últimos dois anos, em Lucas do Rio Verde.

Em 2023, segundo relatório do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o município registrou 188 casos de gravidez na adolescência, em 2024, 144 e no ano passado, 114 mulheres, com idades entre 14 e 19 anos.

A secretária municipal de Saúde, médica especialista em Medicina de Família e Comunidade, Fernanda Heldt Ventura, ressaltou a importância dos resultados, que vão além da questão social.

“Não é somente a questão financeira, de ter uma estrutura familiar para receber uma criança, tem toda a questão de saúde, saber se o corpo dessa adolescente está preparado, o psicológico e o emocional para gerar uma vida”.

(Foto: )

O método é ofertado no município desde outubro de 2023 e já foram implantados mais de mil dispositivos. A aquisição foi realizada por meio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, com investimento de pouco mais de R$ 700 mil, em 1.500 dispositivos.

Segundo a médica, especialista em Medicina de Família e Comunidade, Yohanna Faustino, o Implanon age liberando lentamente o hormônio etonogestrel (progesterona), que impede a ovulação e evita a gravidez.

O dispositivo é colocado em um dos braços, com o uso de anestesia local. O procedimento é realizado nas unidades de saúde. Antes da colocação, a paciente passa por consulta médica, realiza os testes rápidos e recebe todas as orientações.

“A colocação é simples, menos de dez minutos. O método tem duração de três anos e uma reversibilidade rápida. Muito eficaz, com mais de 99% de segurança, muito mais seguro que uma laqueadura”, explicou a médica.

(Foto: )

A assistente de marketing Maria Eduarda Prates colocou o dispositivo em 2024, na época, solteira e com 17 anos. Hoje, casada, ela contou que utiliza apenas o método para evitar a gravidez.

“O Implanon é show! É uma tranquilidade não ter que me preocupar, se eu tomei ou não o comprimido. Eu sonho em ser mãe, mas sei que esse não é o momento certo. Tem o trabalho, a faculdade, é uma correria louca e eu sou muito nova ainda”.

Desde dezembro do ano passado, o método contraceptivo intradérmico é ofertado pelo Ministério da Saúde. O dispositivo é indicado para mulheres em idade reprodutiva, até 49 anos.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município


01/04/2026 10:44

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (3)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (6)


01/04/2026 10:15

Mês de março se encerra com ações voltadas às mulheres em Lucas do Rio Verde

Atividades levaram informação, apoio e combate à violência durante todo o mês


31/03/2026 20:42

Ao lado de lideranças, Miguel Vaz e Joci Piccini participam da posse do governador Otaviano Pivetta

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (31) em Cuiabá


31/03/2026 15:31

Seletivo Emergencial 002/2026: Prefeitura divulga 2º edital de convocação

Estão sendo convocados três médicos. O prazo para os profissionais assumirem o cargo segue até quinta-feira (02)


31/03/2026 13:43

Prefeitura e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de alimentação e finanças

As capacitações têm início em abril e oferecem vagas gratuitas


31/03/2026 11:09

Mulheres atendidas pelas unidades do Cras fazem exposição de artesanato de páscoa no Paço Municipal

Exposição reúne peças feitas nas oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e tem como foco gerar renda para as participantes