04/05/2024 03:34:58
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6698/

Orquideoterapia na prevenção de doenças

PSF do Bandeirantes diversifica atividades dos grupos de terapia
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
27/09/2018 14:51

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

Delicadas, porém resistentes, assim são as orquídeas e também como deve ser o ser humano. Muitos não sabem, mas a jardinagem vem sendo prescrita como auxiliar no tratamento de diversos problemas psicológicos desde o século XVIII. As terapias horticulturais são métodos que colocam os pacientes em contato com a natureza, seja contemplando um jardim florido ou cultivando uma horta.

Para o grupo de terapia do PSF VIII, no bairro Bandeirantes, cultivar orquídeas, fazer jardinagem e ainda culinária se tornaram incentivo para cuidar mais da saúde física e mental. O projeto, de autoria das agentes comunitárias de saúde, Denise de Lemos e Edinete Oliveira, tem como objetivo auxiliar pacientes que enfrentam problemas emocionais, como depressão e ansiedade, por meio de atividades alternativas, promovendo a interação, compartilhando experiências, prevenindo o isolamento social e melhorando o tratamento.

“A gente começou com culinária, o segundo módulo foi jardinagem e o terceiro orquídeas, trabalhamos com pacientes com ansiedade e depressão e o intuito do grupo é unir, fazer amizades, tirar as pessoas do ócio e integrar na sociedade, na comunidade do PSF, criar um elo entre a unidade de saúde e o paciente”, explicou a ACS Denise. Nesta quinta-feira (27), foi realizada a confraternização de encerramento dos módulos.

Para a paciente Neiva Worst, as atividades do grupo, a princípio simples demais para alguns, revelam-se como uma poderosa restauração do bem-estar mental. “Foi ótimo participar, maravilhoso, a gente aprendeu sobre os erros mais comuns com as plantas e outras atividades, é bom que a gente faz amizades, encontra pessoas, é bom pra saúde, ocupa o tempo, a gente se diverte, dá risada, conversa e leva essa alegria pra casa e fica lembrando desses momentos bons”, comentou.

Para a realização das atividades, as ACSs buscaram parceria de secretarias municipais e da iniciativa privada e conseguiram ajuda de diversos apoiadores. A orquidófila Liliane Roratto Bellini ensinou, em um dos módulos do projeto, os processos de cultivo das orquídeas e como elas podem auxiliar as pessoas. “Todo mundo passa por um período de dificuldade e a gente tem que ser resistente e persistente, me identifico muito com as orquídeas por isso, apesar de ser delicada, exuberante, exótica, linda e algumas perfumada, além de tudo isso elas são muito resistentes e é isso que importa, a garra. A terapia com orquídeas faz com que a gente pense e pensar faz renovar células do nosso cérebro, evitando a gente envelhecer ou ficar estagnado numa atividade só. O que eu tinha a oferecer neste projeto é o meu conhecimento e isso foi muito gratificante”, contou emocionada.

Conforme a ACS Edinete, em pouco tempo de atividade com os grupos já é possível verificar resultados positivos. “É uma terapia pro paciente e para nós também, se não fosse o grupo, muitas estariam em casa sem fazer nada, a partir desses grupos nós incentivamos as pessoas a sair, conhecer, conversar. Alguns resultados já nos mostram a grande diferença, por exemplo, de um paciente vir ao posto não mais para marcar consulta ou algo assim, mas empolgado para participar de algo que mudou a vida dele e que faz muito bem”, enfatizou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, o Programa de Saúde da Família tem o objetivo de fazer a integração do atendimento do posto com a comunidade, priorizando a prevenção. “É um sentimento familiar mesmo, esses grupos de prevenção fortalecem esse vínculo da parte preventiva com a comunidade. Não é um remédio, não é procedimento, mas é um trabalho que tem impacto muito importante na vida das pessoas. A gente agradece a participação da população e a confiança na equipe de saúde”, ressaltou.

Assim como o PSF VIII, do Bandeirantes, trabalhos de prevenção e terapia em grupo também são desenvolvidos nas outras unidades de saúde e também com a equipe do NASF. Quem tiver interesse, é só procurar o PSF mais próximo e verificar as informações.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/05/2024 19:34

Sonho da casa própria: Mais de 100 famílias luverdenses recebem terreno e dão pontapé inicial para construção do "Sonho Meu"

Projeto habitacional faz parte do programa municipal "Ser Luverdense Habitação"


03/05/2024 18:00

Prefeitura divulga resultado do edital cultural Circula Lucas

Selecionados devem comparecer na Secretaria para assinatura do Termo de Compromisso Cultural


03/05/2024 17:00

Nova data: Mutirão Ambiental do CAR Digital acontecerá de 20 a 24 de maio em Lucas do Rio Verde

Produtores rurais do município e das cidades de Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso devem agendar o atendimento online


03/05/2024 13:25

Cultura convida produtores culturais para Audiência Pública das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo

Encontros acontecerão de 07 a 10 de maio, na Biblioteca Monteiro Lobato


02/05/2024 16:27

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Mais de 400 competidores participam do estadual, sendo 120 deles do município


02/05/2024 15:20

Casa do Artesão realizará feira especial do Dia das Mães neste sábado (04)

Peças serão comercializadas das 15h às 20h, nos bairro Jardim das Palmeiras e na praça do Tessele Junior


02/05/2024 15:16

Proponentes assinam contratos do Projeto Habitacional Sonho Meu nesta sexta-feira (03)

Assinatura dos lotes será realizada às 15h30 no local das futuras moradias


02/05/2024 14:24

Prefeitura lança campanha Maio Amarelo com várias ações orientativas

O cronograma inclui palestras em escolas e empresas, blitzes educativas e operacionais nas ruas da cidade, entre outras


02/05/2024 10:19

Saúde libera vacina da gripe para população em geral acima de 06 meses de idade a partir desta quinta-feira (02)

Nos dias 04 e 05 de maio, as UBSs Rio Verde e Tessele Junior funcionarão das 13h às 18h, com sala de vacina


02/05/2024 08:47

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Durante o evento, foram eleitos quatro delegados que representarão o Município na Etapa Estadual


30/04/2024 19:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega reforma e ampliação de escola; investimento é de mais de R$ 3.1 milhões

Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello atende 700 alunos do 1º ao 5º ano