08/05/2024 02:41:39

Otaviano Pivetta e Jandir Milan definem local da escola Senai e anunciam a instalação do Sesi em Lucas do Rio Verde

Com a instalação das duas entidades, o município conseguirá qualificar a mão de obra e também oferecer ao trabalhador da indústria mais saúde, educação e lazer.
Por Ascom/Marcello Paulino
11/05/2013 17:50

(Foto: Ascom/Carolina Matter)

hamid.soltani

A industrialização é um processo sem volta e exige do poder público, não somente o empenho em garantir a infraestrutura para atrair grandes empreendimentos, é necessário um trabalho de qualificação da mão de obra.

Hoje (11), Lucas do Rio Verde caminhou mais um passo dentro do processo de industrialização, iniciado em 2005, com a instalação da BRF e outras grandes empresas.

Com o aval do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, o prefeito Otaviano Pivetta e o vice, Miguel Vaz definiram o local onde será instalada a escola técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A princípio, a unidade seria implantada no Parque dos Buritis, próximo ao Paço Municipal. Mas para facilitar o acesso da população, ficou definido que a escola será construída em um terreno, localizado a Avenida Pará, próximo a Câmara de Vereadores.

“A área disponibilizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde atende as necessidades do Senai. É um espaço com quase cinco mil metros quadrados, bem localizado e de fácil acesso do trabalhador”, ressaltou Milan.

Além da definição do local, o presidente da Fiemt confirmou a construção da sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), próximo a unidade de saúde IV e anunciou a instalação do Serviço Social da Indústria (Sesi), que será construída no Bairro Cidade Nova, ao lado da escola do Senai.

“São projetos importantes, o Sebrae com o objetivo de capacitar o empresário, o Senai capacitando o trabalhador e o Sesi, que vai contribuir com a saúde, educação e lazer do trabalhador da indústria.”

Somente ao longo da BR 163 serão implantadas quatro unidades do Senai. Nova Mutum, Sorriso e Alta Floresta também serão beneficiadas. “As expectativas da Federação são muito grandes em relação a esse eixo da 163. Tenho certeza que Lucas do Rio Verde será outra depois da vinda do Senai”, destacou o presidente.

Para o município, é projetada a construção de uma unidade modelo II, com laboratórios, salas de aula em todas as áreas e capacidade para qualificar até cinco mil trabalhadores por ano. Resolvida toda a parte burocrática, que inclui o termo de doação das áreas, a previsão é que as obras sejam concluídas em até 15 meses.

De acordo com o prefeito Otaviano Pivetta, a vinda do Senai e Sesi marcam definitivamente uma nova fase dentro do processo de desenvolvimento econômico do município. “Tudo o que nós queremos é dar oportunidade de qualificação profissional e melhorar a renda do trabalhador. O cidadão que não tem qualificação ganha pouco e a tendência é piorar. Quanto mais capacitado, melhores são as oportunidades e o salário.”

Fotos:

07/05/2024 18:24

Cadastros na UPC devem ser atualizados até o final do mês de maio

Tutores que não atualizarem o número de telefone perderão a vez na fila de castração dos cães e gatos

07/05/2024 16:45

UAB/UFMT abre processo seletivo para especializações a distância em Lucas do Rio Verde

Vagas são para Novas Tecnologias e Linguagens no Ensino de Língua e Literatura e Ensino de Matemática

07/05/2024 16:21

Curso superior de Tecnologia em Agrocomputação tem vagas remanescentes disponíveis

UAB/UFMT abre vagas para Lucas do Rio Verde em processo seletivo e inscrições vão até o dia 11 maio

07/05/2024 13:54

Sustentabilidade: Programa Lixo Zero avança nas escolas municipais de Lucas do Rio Verde