06/11/2026 02:45:06
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5271/

Pacientes da rede pública de saúde recebem próteses auditivas

Mais de 40 pacientes receberão próteses, órteses e cadeiras de rodas. Hoje (07) foi a vez de 16 pacientes que precisam de próteses auditivas.
Por Ascom/Francieli Cela
07/06/2016 16:03

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

Hoje (07) foi um dia especial para 16 pacientes da rede pública de saúde de Lucas do Rio Verde que puderam voltar a ouvir. Os usuários receberam próteses auditivas graças ao empenho da prefeitura e a preocupação do Ministério Público.

De acordo com o promotor de Justiça, Francisco Gomes de Souza Junior, a prótese auditiva é um dos materiais que deve ser entregue obrigatoriamente pelo Estado, mas foi detectado atraso na aquisição e repasse desses equipamentos aos usuários da saúde pública do município. Devido a este problema, o Ministério Público abriu uma ação civil pública.

“O Ministério Público propôs essa ação civil pública contra o Estado de Mato Grosso em prol dos usuários da rede pública de saúde de Lucas do Rio Verde. Em um primeiro momento, durante a investigação nós averiguamos um grupo de mais de 40 pacientes que tinham pedido administrativamente órteses, próteses e cadeiras de rodas, junto ao Estado, mas está havendo uma demora muito grande. Em razão disso, houve um deferimento de uma limitar obrigando o Estado a entregar com celeridade esses equipamentos, como não foi entregue, o Ministério Público postulou o bloqueio de verbas públicas para efetuar a aquisição desse material junto a rede privada de empresas”, salientou o promotor.

A prefeitura auxiliou no levantamento dos pacientes que necessitam de órteses, próteses e cadeiras de rodas e fez os orçamentos com os fornecedores desses materiais. Após análise, o Ministério Público viabilizou primeiramente a aquisição das próteses auditivas, mas em 60 dias todos estes pacientes serão atendidos.

A aposentada Nair Pasqualon foi uma das beneficiadas com a prótese auditiva e evidenciou a alegria de poder ouvir bem novamente. “Estava aguardando desde 2015, quase um ano esperando, graças a Deus chegou, e agora estou escutando, é muito bom, senti uma emoção dentro de mim”.

O secretário de Saúde, Ramiro Azambuja, ressaltou a importância do apoio que o Ministério Público e Poder Judiciário têm dado ao município no enfrentamento de situações como essa que acabam prejudicando os luverdenses. Recentemente, o Ministério Público atuou na entrega de medicamentos de média e alta complexidade que são de responsabilidade do Estado, permitindo que os pacientes fossem atendidos.

“É importante que a população saiba qual é o papel de cada órgão e instituição e sobretudo de quem é a responsabilidade pela entrega desses equipamentos. Muitas vezes as pessoas acham que é falta de vontade da própria prefeitura o atendimento dessas demandas, mas na verdade é que não é só Lucas do Rio Verde, mas muitos municípios sofrem pela ausência do Estado em algumas dessas ações. O auxílio do Judiciário é muito importante para concretizar esse direito dos nossos usuários de ter o acesso a esses equipamentos”, enfatizou Azambuja.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes