17/08/2026 23:37:47
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7453/

Prefeito Binotti sanciona lei do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da equipe de apoio da Educação

Com a promulgação da lei, o reenquadramento funcional dos profissionais ocorrerá em até 60 dias
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
26/07/2019 07:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Gabriel Balhone)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito Luiz Binotti sancionou nesta quinta-feira (25) a Lei Complementar nº 189/2019, que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e vencimentos (PCCV) dos profissionais não docentes da rede municipal da educação pública básica de Lucas do Rio Verde. O ato foi realizado no Paço Municipal e contou com a presença da secretária de Educação, Cleusa De Marco, e a adjunta, Kátia Mundim.

O PCCV tem como objetivo orientar o desenvolvimento e melhoria do desempenho dos resultados individuais e coletivos, mediante adoção de princípios de mérito, titulação de escolaridade e qualificação para ingresso e desenvolvimento do serviço público municipal na área da educação.

O prefeito Luiz Binotti destacou que a implantação deste projeto busca reconhecer e valorizar estes profissionais que atuam diariamente na Educação de Lucas do Rio Verde. “Estamos entregando um compromisso assumido em campanha, de criar esse plano de carreira e salários para esses profissionais da Educação, mas que não são professores. É uma alegria muito grande para mim e também para nossa gestão este ato de sancionar esta lei que vai valorizar esses profissionais que tanto contribuem para o desenvolvimento das nossas crianças. Me sinto realizado em realizar o sonho desses colegas servidores”, comentou.

A secretária de Educação, Cleusa De Marco, ressaltou a luta dos profissionais pela realização deste projeto. “Essa é uma luta muito antiga e que eu tenho participado há alguns anos, e agora estou muito feliz porque estive presente enquanto professora da Educação nessa luta e por entender a importância da valorização para a qualidade da educação. E enquanto secretária poder efetivar esse sonho é uma emoção muito grande, e quero ressaltar que a realização desse sonho só foi possível pela decisão política do prefeito Luiz Binotti, que abraçou a causa e proporcionou todas as condições para a elaboração da proposta e da inclusão desses servidores nesse plano de carreira. Quero agradecer todos os profissionais de todas essas funções da educação, o Conselho Municipal de Educação e o Sintep que estiveram envolvidos na construção desse plano”, explanou.

De acordo com a secretária, após estudos de impacto orçamentário e financeiro e simulações de como a futura carreira se comportaria, o projeto apresentado foi aprovado, sendo viável financeiramente, atendendo os anseios dos profissionais e também sustentável ao longo do tempo.

Ao todo, 363 servidores municipais, entre merendeira, monitor de creches e escolas, secretária escolar, motorista do transporte escolar e auxiliar de serviços gerais, serão beneficiados com o novo plano, que apresenta ainda uma nova nomenclatura para os cargos e tabelas com os vencimentos correspondentes a cada nível e classe da estrutura da carreira dos profissionais.

Com a nova lei, o PCCV dos profissionais não docentes é constituído por três cargos: Técnico Administrativo Educacional (desdobrado na área secretaria e na área monitoria); Técnico de Infraestrutura Escolar (desdobrado na área alimentação e na área zeladoria) e Motorista de Transporte Escolar (com atribuições inerentes às funções no transporte escolar e qualificação específica para o atendimento as crianças que usam transporte escolar).

Os reenquadramentos funcionais dos atuais profissionais ocorrerão em até 60 dias após promulgação da lei.

Lei Complementar nº 189/2019: http://leismunicipa.is/nxrds

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro


16/08/2026 17:59

Copa Sicredi termina com quatro campeões após quase 50 dias de jogos

Finais reuniram atletas e torcedores no Campo Imperial


16/08/2026 17:56

Corrida de Inverno reúne 1.949 participantes em Lucas do Rio Verde

Terceira etapa do circuito municipal já se tornou tradição e também movimenta pequenos negócios durante os eventos


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer


14/08/2026 10:18

Campo experimental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara novas tecnologias para o Show Safra 2027

Espaço testa tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município


13/08/2026 14:52

Alunos do Green School idealizam e apresentam modelo de negócios em Lucas do Rio Verde

Atividade integra a trilha formativa de Empreendedorismo e Inovação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e pela Unilasalle