22/04/2026 09:38:09
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5484/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde analisa implantação do Sest-Senat no município

O órgão auxilia na melhoria da qualidade de vida do trabalhador do transporte, seus familiares e comunidade local
Por Ascom prefeitura/ Amanda Simeone
06/03/2017 17:45

(Foto: Assessoria)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, e o secretário de Produção e Desenvolvimento Joelson Souza receberam nesta segunda-feira (06) o deputado Silvano Amaral (PMDB), o secretário-executivo do Conselho Regional do Sest-Senat, Carlos Corso e pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Mato Grosso, Júlio César, o ex-vereador e empresário Gilson Baitaca para tratar da instalação de uma unidade do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) na cidade.

A doação de um terreno de 8 mil metros quadrados é a contrapartida do município para dar encaminhamento na obra, que já está orçada em R$ 8 milhões com recurso garantido pelo Sistema S. O local do terreno ainda não foi definido. Após a escolha do terreno, o projeto de lei com a doação necessita passar na Câmara Municipal a fim de ser analisado pelos vereadores e se autorizado as obras iniciam em seguida.

O prefeito confirmou a intenção do município em doar um terreno para o Sest-Senat e comemorou a implantação do órgão em Lucas do Rio Verde. "Nós vamos arrumar o terreno para essa obra. Um investimento de 8 milhões de reais e que vai beneficiar principalmente a classe dos caminhoneiros, dos motoristas, taxistas, a classe do transporte de Lucas do Rio Verde", afirmou Binotti.

O Sest-Senat está promovendo a ampliação para o atendimento ao setor de transporte e a sociedade, e o planejamento é de implantar mais 60 novas unidades. Serão gerados 25 empregos diretos, com possibilidade de expansão para 40 quando opera em terceiro turno, além dos terceirizados e empregos indiretos que podem chegar a 70 empregos. A perspectiva do serviço de transporte é começar a fazer a licitação para a construção e em 2018, já operar em Lucas do Rio Verde.

O deputado Silvano Amaral recordou que a instalação representa investimento na cidade e auxílio no atendimento aos trabalhadores do transporte. “É um investimento de R$ 8 milhões, já com prazo para as obras começarem em seis meses. A instalação beneficia todos. Os caminhoneiros, taxistas, motoristas, os empresários e a cidade como um todo”, afirmou Silvano. 

De acordo com o representante do Sest-Senat, o foco principal do sistema é o trabalhador do transporte e seus dependentes, em todos os segmentos, como taxistas, caminhoneiros, funcionários de empresas de transporte, autônomos, mas também tem percentual reservado para o atendimento da comunidade. 

“A comunidade tem acesso aos mesmos tipos de serviços dos trabalhadores do transporte mediante a uma contribuição simbólica, em cursos e evento, por exemplo”, explicou Carlos Corso. 

O pleito desta obra acontece desde 2013 pelo ex-vereador Gilson Baitaca junto ao Sest-Senat e a FETRAMAT (Federação das empresas de transporte rodoviário de passageiros does estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia). 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300