13/06/2026 02:42:37
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14742/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
22/04/2026 09:42

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde é uma das apoiadoras do Criative Day, que teve início na noite desta segunda-feira (20) e segue até o dia 23 de abril, com uma programação voltada à inovação, sustentabilidade e economia criativa. Além das atividades concentradas no Green Future Hub, o evento também contou com ações descentralizadas, como a realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo no Lago Harri Müller.

Na manhã desta terça-feira (21), o Espaço Green Future Hub recebeu o painel “Criatividade para um Futuro Sustentável”, reunindo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Paulo Nunes.

Durante o painel, Felipe Palis destacou que a criatividade vai além da criação de algo inédito. “Muitas vezes, a criatividade está em conectar ideias que já existem e transformá-las em algo útil para o momento. Dentro da sustentabilidade, isso é ainda mais evidente. Temos desafios com resíduos, água, esgoto, clima e energia, e soluções simples podem fazer toda a diferença”, afirmou.

O secretário também citou exemplos de soluções baseadas na natureza, como telhados verdes, sistemas de captação de água da chuva e jardins drenantes. “São ideias que já existem e que, quando aplicadas, ajudam a evitar problemas como alagamentos e contribuem diretamente para o equilíbrio ambiental”, explicou. Outro destaque foi o programa de reaproveitamento de óleo de cozinha, que transforma resíduos em biocombustível ou sabão ecológico.

O diretor do Saae, Paulo Nunes, reforçou a importância do engajamento coletivo nas ações ambientais. “A sustentabilidade é um tema atual e necessário. Não depende apenas do poder público, mas da participação de toda a sociedade. Precisamos criar uma consciência ambiental, porque o meio ambiente é um bem de todos e essencial para a vida”, pontuou.

Já a secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou o papel da educação na construção de um futuro mais sustentável. “A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes. Trabalhar a criatividade aliada à sustentabilidade é preparar as novas gerações para pensar soluções, ter responsabilidade ambiental e agir de forma mais consciente no dia a dia”, afirmou.

Ainda dentro da programação, o Lago Harri Müller foi palco, nesta terça-feira, do “Esquenta da Mostra de Dança”, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo. A ação reuniu grupos que irão se apresentar na Mostra de Dança, marcada para o dia 26 de abril, na Praça dos Imigrantes, e levou arte e movimento ao público como forma de celebrar o Dia da Criatividade.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, ressaltou a importância da integração entre cultura e inovação. “A criatividade também se expressa por meio da arte. Trazer a dança para esse contexto é valorizar nossos talentos, incentivar a participação da comunidade e mostrar que a cultura é parte essencial desse movimento de transformação”, destacou.

Com uma programação diversa, o Criative Day segue promovendo conexões entre diferentes áreas, reforçando que criatividade e sustentabilidade caminham juntas na construção de soluções para o presente e o futuro.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO EDUCAÇÃO SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.


11/06/2026 13:53

Nova UBS Parque das Araras funcionará nos finais de semana e feriados

Além do funcionamento aos sábados, domingos e feriados, a UBS terá atendimento na hora do almoço. A inauguração será na segunda-feira (15), às 16h


11/06/2026 10:13

Jovens nascidos em 2008 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório

Prazo encerra no dia 30 de junho e Junta de Serviço Militar orienta jovens sobre as próximas etapas do processo, incluindo o Juramento à Bandeira


11/06/2026 10:11

Inscrições abertas para a Trilha da Economia Criativa em Lucas do Rio Verde

Programa oferece capacitação completa para artesãos e fortalece negócios locais


11/06/2026 08:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga agenda cultural do segundo semestre de 2026

Programação reúne eventos culturais, artísticos e educativos de junho a dezembro, com atrações para todas as idades


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)