18/05/2024 07:36:51

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança projeto de segurança comunitária inédito no Estado

O projeto é uma iniciativa do poder público municipal para dar mais opção de segurança aos moradores
Por Ascom/Claudia Sarubo
03/07/2014 10:31

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde em conjunto com o Conselho Comunitário de Segurança, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Associações de Moradores realizaram na tarde de ontem (02) o lançamento do Projeto Vizinho Solidário nos Bairros Parque das Américas e Jaime Seiti Fujii.

A ideia da implantação do Projeto Vizinho Solidário foi uma iniciativa do poder público municipal para dar mais opção de segurança aos moradores desta localidade e de resgatar a solidariedade entre os vizinhos.  Com esse projeto os moradores passarão a trocar informações sobre os horários que estão ou não em casa e a ficarem mais atentos quanto à presença de pessoas suspeitas nas redondezas, dando mais suporte ao trabalho preventivo realizado pela Polícia Militar.

Um projeto muito simples e sem a necessidade de equipamento especial. Os moradores das mais de 3 mil residências desta localidade se cadastram junto ao presidente de bairro e recebem o kit que contém um imã de geladeira para anotar os telefones dos vizinhos, uma placa de identificação para a área externa da residência, um manual de informação, um adesivo de carro e um apito.

Para o projeto ter sucesso é necessário que os participantes tenham os telefones fixo e o celular e que seus vizinhos conheçam sua rotina. Sabendo de tudo isso um vizinho saberá quando algo incomum acontecer na casa do outro, assim ele poderá entrar em contato e informar sobre o ocorrido e também poderá ajudar seu vizinho ligando para a polícia.

Se o vizinho observar movimentação suspeita nas imediações da residência vigiada, detectando a presença de pessoas ou veículos estranhos ou em atitude suspeita, deverá imediatamente ligar para os membros do Vizinho Solidário e apitar, assim todos os vizinhos participantes do projeto iniciarão um grande “apitaço” facilitando inclusive a ação da polícia que poderá com maior precisão localizar o infrator e este por sua vez entenderá que é mais difícil infringir a lei em uma sociedade organizada.

Para o prefeito Otaviano Pivetta, o crime se organiza onde a sociedade é desorganizada. “O que estamos propondo fazer é com que se volte a viver como se vivia no passado, havia mais a convivência em vizinhança, mas solidariedade e mais cumplicidade entre os vizinhos, se organizarmos para viver bem e com mais segurança, depende de medicas simples e da união”, disse.

O prefeito informou que esse projeto vem ajudar o Estado. “Hoje o Estado não consegue oferecer força armada e mais policias, temos pouco contingente, porém sabemos que esse pouco muito faz pela sociedade, mas como poder público temos que viabilizar alternativas que ajudem na segurança”, falou.

O prefeito ressaltou que sente a boa vontade da sociedade em viver na coletividade. “Essa disposição é um bom começo para retomarmos a cumplicidade da vida em comunidade, o programa vem para envolver mais uma medida comunitária organizacional, porque acredito que o que mais funciona na vida da gente são as coisas simples”.

Para o Comandante Regional a Polícia Militar, Tenente Coronel Cunha, o projeto Vizinho Solidário tem tudo para ser sucesso, pela forma de implantação. “Acreditamos no sucesso desse projeto, pois sempre foi a visão da Polícia Militar trabalhar de forma comunitária. Um projeto inovador no Estado que servirá de base para ser implantado nos demais municípios do Estado”, disse.

Ressaltando o Ten. Cel. Cunha parabenizou a iniciativa da prefeitura em buscar alternativa para amenizar problemas de segurança. “Temos que parabenizar a prefeitura por ter ido em busca de alternativa e trazer esse programa para o município. Não há como colocar um policial militar em cada esquina para garantir a segurança, mas se tiver uma pessoa de bem em cada esquina com certeza teremos uma cidade mais segura”, disse.

Entre os moradores, a opinião a respeito do projeto é de total aprovação. Além de ser uma medida de segurança, o “Vizinho Solidário’’ também tem um apelo social importante. “Achei bacana a ideia. Além de cuidar da moradia dos outros, mantemos um relacionamento, a amizade entre os demais moradores”, comentou a presidente do bairro Parque da Américas, Sheila Cesca.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Gregório, parabenizou a iniciativa e deixou o poder legislativo aberto para ajudar a comunidade.

Estiveram presentes no evento o comandante da 13ª Companhia de Policia Militar, Major Motta, secretários municipais, vereadores e integrantes do Conselho Comunitário de Segurança.

Fotos:

17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte

17/05/2024 13:19

Município inicia obras de melhorias no Parque dos Buritis

Iniciativa visa atender melhor a população luverdense

17/05/2024 11:51

Exames de mamografia e serviços odontológicos são ofertados gratuitamente em ação da Prefeitura e Sesc

Carretas do OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher seguem em Lucas do Rio Verde até junho

17/05/2024 10:03

Semana do MEI terá palestras e regularização de débitos em Lucas do Rio Verde