27/02/2026 18:22:03
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14205/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança Protocolo Municipal de Hanseníase

O documento, inédito em Mato Grosso, tem como objetivo nortear a conduta dos profissionais de saúde, a fim de tornar o tratamento mais eficiente
Por Ascom Prefeitura/MP
03/10/2025 12:49

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na manhã desta sexta-feira (03), o Protocolo Municipal de Hanseníase.

O objetivo do documento é nortear a conduta dos profissionais de saúde, a fim de permitir o diagnóstico precoce, a busca ativa de casos e o tratamento da doença.

Segundo a secretária de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura, com a criação do protocolo, o município também implanta o Ambulatório de Hanseníase, que funcionará junto ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Antes, os nossos pacientes que precisavam de um atendimento de maior complexidade tinham que se deslocar até Cuiabá. Agora nós temos o atendimento aqui, sob a coordenação da Dra. Gabriela Porazzi”.

O Protocolo Municipal de Hanseníase é fruto de mais de um ano de trabalho, do envolvimento de vários profissionais da Rede Municipal de Saúde, com a capacitação dos servidores da Atenção Primária à Saúde.

A secretária, que também é Especialista em Hanseníase pela Escola Pública de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase, ressalta que a iniciativa é inédita em Mato Grosso e tem como objetivo tornar o tratamento da doença mais eficiente.

Atualmente, Lucas do Rio Verde possui 223 pacientes em acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas estima-se que o número de casos pode ser maior, devido a falta de diagnóstico.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial, com mais de 20 mil novos casos em 2023. Ao mesmo tempo, Mato Grosso ocupa o primeiro lugar no País, com 4.625 casos diagnosticados.

O protocolo vem para validar os exames complementares, alguns medicamentos que não estão previstos no protocolo nacional e com isso, possibilitar um manejo mais eficiente”, ressalta a secretária.

O documento está disponível no site da prefeitura (Decreto n. 7.313/2025).

Hanseníase

Também conhecida como lepra ou Mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae.

A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais de uma pessoa não tratada.

O paciente em tratamento ou que já teve alta, não transmite mais doença, nem mesmo por meio do compartilhamento de objetos.

A transmissão geralmente requer contato prolongado e frequente com uma pessoa infectada.

Entre os principais sintomas estão, o aparecimento de manchas na pele (manchas claras ou avermelhadas), com a perda da sensibilidade em relação ao calor, frio, dor e tato, redução dos pelos e suor e comprometimento dos nervos periféricos.

O diagnóstico é realizado por meio do exame físico geral dermatológico e neurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos.

A hanseníase tem tratamento disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico