30/04/2024 12:48:02

Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe prêmio por desempenho na saúde

O município está entre os 100 municípios premiados pela qualidade da prestação de serviço na rede de atenção básica.
Por Ascom/Ley Magalhães
16/03/2012 07:07

(Foto: Ascom)

hamid.soltani

Pela terceira vez, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe o prêmio concedido pela MS Brasil Congressos e Feiras. A empresa catarinense pesquisa os indicadores do setor da saúde e considera como fonte as instituições oficiais como Ministério da Saúde, Tribunal de Contas do Estado e o Índice de Desenvolvimento Municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Todos os anos a MS Brasil apresenta e premia os municípios com melhor desempenho na rede de atenção básica. O prêmio de 2012 será entregue amanhã (17/03) em Florianópolis-SC.

O secretário municipal de Saúde, Pascoal Oliveira Jr foi a Santa Catarina receber o prêmio no ano passado. Este ano, por uma questão de agenda de inauguração de mais duas unidades não vai comparecer, apesar de considerar uma “oportunidade excelente de interagir com os demais secretários e assim trocar experiências e conhecer projetos implantados em outros municípios.”

A saúde pública em Lucas do Rio Verde, no que é de competência do município, só alcançou índices de elevada qualidade devido a uma série de prioridades determinadas nas duas últimas gestões e, entre elas foi à reorganização do setor, tendo como critério absoluto a estruturação nos bairros, cada um com um posto (PSF) de múltiplo atendimento, contando com equipes completas, com 16 profissionais cada.

A cidade, que cresceu em extensão e demografia com uma velocidade maior que a registrada na China em 2009, exigiu um planejamento cuidadoso. A principal medida foi a aplicação de recursos acima do que é exigido pela constituição, em 2011 foram investidos 19%, quando o mínimo estabelecido é de 15%. “Com mais recursos, criamos condições de manter um padrão de atendimento na atenção básica.”

“No ano anterior tivemos a oportunidade de encontrar secretários municipais de saúde que vivem ou enfrentam uma situação muito semelhante a nossa, inclusive vizinhos como Colíder e Campo Verde. Todos têm como entrave para o atendimento pleno, o que é de competência dos estados e da União, como a alta complexidade”, explica Oliveira, ao se referir sobre a dificuldade de atendimento à população nas áreas que competem aos governos estaduais e federal.

Pascoal Oliveira observa que é necessário também rever a tabela de remuneração do Sistema Único de Saúde (SUS) com valores muito baixos, o que têm dificultado na contratação de serviços dos profissionais especializados e do setor privado.

Em Lucas do Rio Verde, com recursos próprios, o município atende alguns serviços como exames por imagem e especialidades médicas, para que possa acelerar o tratamento de pacientes e não deixá-los na fila de espera, como a endocrinologia quando um paciente chega a esperar até um ano para consulta. Apesar de enfrentarmos estes gargalos, creio que o atendimento que oferecemos a população na atenção básica está no caminho certo e o prêmio vem como forma de reconhecimento.

30/04/2024 10:44

Pilotos luverdenses conquistam nove medalhas de campeões na Copa Brasil de BMX

Prova no DF contou com 18 atletas do município e 26 medalhas

30/04/2024 10:15