19/06/2026 23:05:43
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5071/

Prefeitura disponibiliza espaço para o Centro de Tradições Nordestinas

O espaço vai permitir o fortalecimento e resgate das tradições nordestinas
Por Ascom/Francieli Cela
09/12/2015 10:09

(Foto: Ascom/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Na noite de ontem (08) foi feita a entrega de um espaço no Parque Cultural para ser a sede do Centro de Tradições Nordestinas (CTN). A ação visa fomentar as manifestações culturais e permitir que o grupo possa desenvolver e ampliar as atividades.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Márcio Albieri, pontuou que com a instalação da BRF, a migração nordestina foi muito intensa no município e hoje os habitantes nordestinos estão se organizando em um grupo cultural para resgatar e fortalecer as tradições da terra natal, e a administração está dando todo apoio ao grupo.

“A prefeitura está cedendo um espaço para a sede do Centro de Tradições Nordestinas para que eles tenham um espaço físico para desenvolverem as várias ações do grupo, como a quadrilha e a culinária. Acreditamos que com esse espaço, eles vão fomentar ainda mais a cultura nordestina no nosso município. Desejamos que façam um bom uso desse local”.

O presidente do CTN, Gleibson Barbosa de Oliveira, mais conhecido como Castanha, ressaltou que a sede vai possibilitar que o grupo consiga ampliar as atividades e número de participantes.

“Uma sede facilita muito para termos um lugar fixo para nossos encontros e atividades, agradecemos o prefeito Otaviano e secretário Márcio Albieri. A partir de agora vamos dar continuidade ao nosso trabalho e complementar a área da dança até a gastronomia, resgatando e implantando aqui em Lucas do Rio Verde todas essas áreas culturais”.

Castanha também revelou que um dos planos que estão em andamento para o próximo ano é elaborar em parceria com a prefeitura o primeiro concurso estadual de quadrilhas em Lucas do Rio Verde. “Estamos estudando promover esse evento em julho do ano que vem, será uma grande festa”.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto