21/05/2024 08:00:34

Prefeitura e chacareiros discutem ações para fomentar a agricultura familiar

Uma das medidas é a criação do Centro de Recebimento e Distribuição de Alimentos, que irá funcionar anexo a Padaria Escolar.
Por Ascom/Marcello Paulino
03/04/2013 13:04

(Foto: Ascom/Carol Matter)

hamid.soltani

Com o objetivo de facilitar o acesso dos alimentos produzidos pela agricultura familiar na elaboração da merenda, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou na noite de ontem (02), uma reunião com os chacareiros do município.

A intenção é fomentar a produção e dar condições para que os chacareiros participem da chamada pública para aquisição de alimentos da merenda escolar, marca para a próxima sexta-feira (05), às 13h30, no Paço Municipal.

Uma das propostas apresentadas pelo município é a criação de um Centro de Recebimento e Distribuição de Alimentos, que irá funcionar anexo a Padaria Escolar. A mudança era uma reivindicação dos produtores e irá facilitar e reduzir os custos na hora de entrega dos produtos.

Na oportunidade, os chacareiros apresentaram ao poder público os principais desafios da agricultura familiar, como a falta de assistência técnica, crédito e de organização entre os produtores.

Segundo a gerente de Projetos e Convênios, Solimara Ligia Moura, existem linhas de crédito junto ao governo federal para o financiamento do plantio e compra de equipamentos, mas para facilitar o acesso aos recursos, os produtores precisam estar organizados em associação ou cooperativas.

Durante a reunião, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Miguel Vaz anunciou que irá priorizar os alimentos produzidos pela agricultura familiar na composição do cardápio do Restaurante do Trabalhador, que dever ser construído ainda este ano. “O que nós estamos oferecendo é a oportunidade dos produtores se organizarem para que possam atender a demanda.”

O prefeito Otaviano Pivetta também participou do encontro e se comprometeu em visitar os produtores nos próximos dias. “A intenção é conhecer a realidade dos produtores locais e buscar meios de incentivar a produção, facilitar o comércio e garantir renda para o homem do campo.”

Participaram da reunião, o secretário municipal de Agricultura, Ildo Romancini, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cláudio Boff e o coordenador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Aldo de Almeida.

20/05/2024 16:34

Partidas acirradas marcam encerramento de campeonato de futsal em Lucas do Rio Verde

A competição teve início em março e contou com a participação de 126 equipes

20/05/2024 10:35

Alunos e profissionais da rede municipal participam de oficina de compostagem

Além de ensinar sobre a importância de cuidar do meio ambiente, a compostagem também proporciona uma experiência prática e interativa

20/05/2024 09:09

Seletivo 03/2024 é homologado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Os aprovados devem permanecer atentos às publicações dos Editais de Convocação

20/05/2024 08:10

Novas oportunidades de licitação estão disponíveis no site da Prefeitura

Os editais podem ser conferidos no site

19/05/2024 12:36

Corrida de Outono é realizada em Lucas do Rio Verde

Lista dos colocados está anexada na matéria

18/05/2024 13:35

Maio amarelo: Prefeitura realiza operação sobre segurança no trânsito

Foram 86 veículos abordados e destes, 23 apreendidos.

17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte

17/05/2024 13:19