02/05/2024 11:50:34

Prefeitura e parceiros assinam termo de convênio para implantação do Programa Cooperar e Crescer

Na reunião técnica, foram realizadas palestras e visitação técnica voltadas aos produtores da agricultura familiar
Por Ascom/Carolina Matter
26/11/2013 09:18

(Foto: Ascom)

hamid.soltani

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, realizou ontem (26), na Fundação Rio Verde, uma reunião técnica sobre olericultura. O evento, em parceria com a Embrapa e Emaper, contou com a participação de autoridades locais e dezenas de produtores e foi marcado pela assinatura de um termo de convênio entre Poder Executivo, Sicredi e parceiros. O documento firma a cooperação das partes e busca estabelecer mecanismos para ampliar a produção agrícola de pequena escala do município.

Durante a manhã, foram realizadas três palestras e visitação à área experimental de cultivo de hortaliças. Também foram apresentados dados da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde e a atual situação da produção, demanda e comercialização. “Um levantamento foi feito há cinco anos e percebemos que o nível de produção de lá pra cá não registrou grandes avanços. Os números continuam crescendo com relação à demanda, e a oferta muito lentamente”, destacou a secretária municipal, Luciane Bertinatto Copetti.

A reunião técnica teve como objetivo buscar a qualificação e a capacitação dos agricultores familiares, além de promover o encontro dos produtores para compartilhar experiências e informações sobre os problemas técnicos das culturas, assistência técnica, pesquisa e desenvolvimento.

Luciane ressaltou ainda que, através de um plano de ação, é possível organizar o setor produtivo, qualificando o trabalhador para ampliar sua participação no mercado, gerando novas frentes de trabalho. “Não é proibido ganhar dinheiro com essa atividade. Queremos ampliar a assistência técnica para atender a demanda e promover capacitações para administração de propriedades rurais e nas áreas de produção e comercialização para que esta atividade deixe de ser apenas de subsistência, mas que possa ser uma atividade extremamente lucrativa para que as pessoas possam realizar seus sonhos da atividade de produção de hortifrutigranjeiros”, comentou.

Durante a assinatura do termo, o presidente da Sicredi Ouro Verde, Eledir Techio, lembrou a importância da cooperação e pontuou aos agricultores familiares e lideranças que “precisamos nos organizar para sermos mais fortes”.

O vice-prefeito, Miguel Vaz, falou sobre o compromisso da gestão municipal em fortalecer o setor produtivo a fim de agregar mais valor ao que é produzido em Lucas do Rio Verde. “Este é um momento de avanço muito importante para organizar de forma rentável e com regularidade a produção. Temos uma demanda forte e há uma oportunidade a ser explorada para atender a demanda local e, quem sabe, regional.”

Fotos:

02/05/2024 10:19

Saúde libera vacina da gripe para população em geral acima de 06 meses de idade a partir desta quinta-feira (02)

Nos dias 04 e 05 de maio, as UBSs Rio Verde e Tessele Junior funcionarão das 13h às 18h, com sala de vacina

02/05/2024 08:47

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Durante o evento, foram eleitos quatro delegados que representarão o Município na Etapa Estadual

30/04/2024 19:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega reforma e ampliação de escola; investimento é de mais de R$ 3.1 milhões

Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello atende 700 alunos do 1º ao 5º ano

30/04/2024 17:26

Maio Furta-cor | Lucas do Rio Verde promove ações de valorização à saúde mental materna