20/08/2026 06:55:54
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10930/

Prefeitura e Senai lançam Programa Qualifica Lucas do Rio Verde

Através da parceria serão ofertadas 1.000 vagas de qualificação profissional em 11 áreas de conhecimento
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
25/11/2022 16:49

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Como a ema, ave-símbolo do município, Lucas do Rio Verde continua a passos largos. Na tarde desta sexta-feira (25), o prefeito Miguel Vaz assinou o termo de fomento entre o Município e o Senai para oferta de cursos gratuitos.

Pelo Programa Qualifica Lucas do Rio Verde, desenvolvido através da parceria, serão ofertadas 1.000 vagas de qualificação profissional em 11 áreas de conhecimento.

Entre as áreas estão alimentos e bebidas, construção civil, metalmecânica, eletroeletrônica, automotiva, marceneiro de móveis e esquadrias, logística, gestão, refrigeração e climatização, têxtil e vestuário e TI Hardware.

Este é o maior programa de qualificação de mão de obra de Lucas do Rio Verde, sendo 50 turmas de 20 alunos em 33 cursos. O projeto está previsto para o início de 2023.

A assinatura do termo foi realizada também pelo presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Gustavo Oliveira, pelo diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, e demais autoridades.

Na ocasião, também foi apresentado o projeto de ampliação da unidade do Senai de Lucas do Rio Verde, que foi inaugurada em 2019, e, dado o crescimento econômico, terá a estrutura duplicada até 2024. O investimento é de aproximadamente R$ 10 milhões.

“Sabemos que uma cidade de oportunidades, além de teorias, precisa da prática. Hoje nós firmamos uma parceria que oferece cursos, que auxilia o luverdense. Nossa cidade já é destaque pelo segundo ano consecutivo estando em 3º lugar no Brasil nas cidades com até 76 mil habitantes na geração de empregos e a primeira em Mato Grosso. Isso é um sinal de confiança dos empreendedores na nossa cidade e investir em qualificação é uma vitória para a população”, ressalta o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

Na unidade do Senai serão ofertadas vagas que auxiliarão o mercado de trabalho. “Graças a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o Senai vai poder expandir os serviços aqui. Faltam profissionais capacitados no Mato Grosso inteiro e dar oportunidades para muitos cidadãos é nossa missão, nós vamos oferecer mais vagas de forma gratuita para todos para que consigam empregos com melhor remuneração e mais qualidade, que garantirão a continuidade do desenvolvimento do município e um futuro ainda mais promissor.”, destaca o presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, celebrou as novas oportunidades que vão ajudar no empreendedorismo feminino. “Com essa nova conquista, todos nós ganhamos. Sabemos que o mercado de trabalho é amplo e esse projeto oportuniza a chance de as mulheres ingressarem no mercado de trabalho muito mais capacitadas, muito mais aptas e com toda força e garra que têm”, pontua.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento


19/08/2026 10:38

Escola Cecília Meireles aposta em arte com fibra de bananeira para estimular a criatividade dos alunos

Entre as peças confeccionadas estão sacolas de papel, esculturas, quadros decorativos em alto-relevo, caderno e ilustrações


18/08/2026 16:34

De volta à sala de aula, jovens e adultos realizam o sonho de aprender a ler e escrever por meio do Programa Mais MT Muxirum

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro