06/05/2024 18:48:26
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Conhecer como o cérebro funciona não é a mesma coisa de saber qual é a melhor maneira de ajudar os alunos a aprender. Apesar da aprendizagem e educação estarem intimamente ligadas ao desenvolvimento do cérebro, ele é extremamente moldável aos estímulos do ambiente. Dessa maneira, podemos dizer que se trata de um processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente e como consequência, estas se constituem em circuitos que processam as informações, com capacidade de armazenamento.
Essa é a importância da neurociência na educação, uma vez que investiga o processo de como o cérebro aprende e lembra. E, é exatamente este assunto que será abordado na palestra “Neurociência na Educação” que será ministrada pela Prof. Dra. Daniela Martí Barros, no dia 13 de março, às 20h, no auditório da Faculdade La Salle.
Na tarde desta terça-feira(25), a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel esclareceu que sempre procura apresentar ao seu público, professores e alunos, diferenciais pedagógicos e educacionais, mas que neste caso, esses conhecimentos serão passados para além das salas de aula.
“Sabemos que as pesquisas no campo da Neurociência estão cada vez mais avançadas, ganhando espaço e destacando-se no meio educacional. No entanto, a importância de se trazer este evento para Lucas, é mostrar que podemos contribuir para a educação, também, dentro das famílias, por isso, a palestra não será direcionada apenas aos profissionais da Educação, mas a todos que se interessem, como por exemplo pais de crianças em desenvolvimento educacional”, complementou Lovatel.
Foram disponibilizados 270 ingressos, que estão sendo comercializados a R$ 20,00, na Secretaria Municipal de Educação. “É válido informar que todos os participantes terão direito a um certificado de participação da palestra com esta profissional de tão alto gabarito que é a Dra. Daniela”, reforçou a secretária.
Currículo da palestrante
Daniela Martí Barros é professora associada III da Universidade Federal do Rio Grande e coordenadora do Laboratório de Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
Graduada em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas (1984), com mestrado (1997) e doutorado (2001) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Possui ampla experiência na área de Farmacologia e Toxicologia, com ênfase em Neurociências, Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuroproteção/ neurotoxicidade, nanocompostos, neurociência aplicada à educação e memória.