18/04/2026 04:03:21
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13944/

Prefeitura realizou levantamento social de famílias na “Prainha” para atender determinação do Ministério Público

Ação da Secretaria de Assistência Social aconteceu durante toda a semana
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
11/07/2025 10:40

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, realizou, ao logo dessa semana, um importante levantamento social junto às famílias que vivem na região conhecida como “Prainha”. A ação atendeu a uma determinação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, no âmbito da Ação Civil Pública Cível nº 1004211-75.2022.8.11.0045, e teve como objetivo conhecer, de forma detalhada, a realidade das pessoas que residem na localidade.

O trabalho começou na segunda-feira (07) e se estendeu ao longo da semana, com equipes percorrendo casa a casa, conversando com moradores, identificando quantas famílias e unidades habitacionais existem no local, quem são os moradores e sob qual condição ocupam o imóvel, conforme estabelece a decisão judicial proferida no dia 15 de agosto de 2024. 

A área da “Prainha” é classificada como de preservação permanente (APP), mas o levantamento não tem como foco imediato qualquer ação de remoção ou despejo. O objetivo neste momento é exclusivamente social: mapear a situação das famílias e garantir que todos tenham seus direitos respeitados durante o andamento do processo judicial.

O secretário de Governo e Administração, Alan Togni destacou a importância do trabalho conjunto e agradeceu o envolvimento de todos.

“Quero agradecer o empenho dos servidores da Prefeitura e das forças de segurança que participaram da ação durante toda essa semana. Foi um trabalho realizado com muito respeito às famílias, com muita responsabilidade”, ressaltou o secretário.

A Prefeitura reforça que conduziu essa etapa com toda a responsabilidade e sensibilidade que o tema exige. As equipes foram orientadas a prestar o máximo de acolhimento, ouvindo os moradores e esclarecendo eventuais dúvidas.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento