04/04/2026 17:17:40
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6237/
(Foto: Ascom Prefeitura)
O Procon está realizando orientações a todos os consumidores que forem afetados pela greve dos Correios, iniciada nesta segunda-feira (12) em todo o País.
A entidade de defesa do consumidor destaca que as pessoas que contrataram serviços dos Correios, como a entrega de encomendas e documentos, e estes não forem prestados, têm direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago. Nos casos de danos morais ou materiais pela falta da prestação do serviço, cabe também a indenização por meio da Justiça Comum.
Além disso, as empresas que enviam cobrança por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, como internet, sede da empresa, depósito bancário, entre outras.
Porém, o Procon faz um alerta, caso o consumidor não receba suas faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, isso não o isenta de efetuar seu pagamento. O órgão ressalta que o consumidor deve entrar em contato com a empresa credora, antes do vencimento, e solicitar outra opção de pagamento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos, negativação do nome no mercado ou ter cancelamentos de serviços.
Mais informações na sede do Procon de Lucas do Rio Verde, localizada na Galeria Central de Serviços, na Av. Paraná, n. 766 S, sala 06, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.