29/10/2026 08:39:49
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/15091/

Profissionais da rede municipal participam de capacitação sobre psicomotricidade como aliada no desenvolvimento de alunos atípicos

Professores e coordenadores do AEE das 24 unidades escolares participaram de capacitação sobre manejo, mediação e aprendizagem nesta sexta-feira (21)
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
21/08/2026 12:34

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Promover uma educação cada vez mais qualificada e inclusiva para as crianças atípicas é um dos compromissos da gestão municipal de Lucas do Rio Verde. Nesse sentido, a Secretaria de Educação, por meio do Centro de Formação, promoveu, nesta sexta-feira (21), um encontro formativo com professores e coordenadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino. Realizado em parceria com a FTD Educação e com a academia de psicomotricidade Stimulus, o evento teve como tema o manejo, a mediação e a aprendizagem no AEE.

“Esse movimento é muito importante para as nossas escolas porque, hoje, a demanda de crianças com Transtorno do Espectro Autista é crescente nas unidades escolares, e precisamos ter o entendimento do quanto a psicomotricidade pode nos ajudar no manejo e no direcionamento dessas crianças, especialmente em momentos de crise e desregulação emocional”, destacou a assessora pedagógica da Educação Especial, Cristiane Garcia.

A psicomotricidade é uma ciência que estuda e fomenta a relação entre o corpo, o movimento, a mente e as emoções. Ela integra aspectos motores, cognitivos e afetivos para promover o desenvolvimento global, o bem-estar e a aprendizagem em todas as fases da vida.

“O desenvolvimento da criança se baseia, primeiro, no corpo e na mente. Os dois têm que estar interligados. E, na grande maioria das escolas, não é feita essa ligação, o que acaba atrapalhando o próprio desenvolvimento infantil ao longo dos anos, bem como a socialização”, afirmou o educador físico e psicomotricista Leonardo Martins.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“Hoje, estamos orientando esses profissionais a observarem o que a criança já consegue fazer e a pensar sempre num passinho a mais. Porque a própria sociedade, quando olha para as crianças com deficiência, acha que elas não são tão capazes. E elas têm uma capacidade muito grande, mas que está escondida. Então, viemos mostrar a esses professores como pensar estratégias para fazer com que elas evoluam e alcancem o seu potencial”, completou.

Durante a programação também foi abordada a nutrição como aliada ao manejo dos estudantes atípicos. De acordo com a nutricionista Sara Zagata, a alimentação possui uma grande influência no comportamento infantil. O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, por exemplo, pode contribuir para o aumento da hiperatividade.

“O meu papel como nutricionista é trazer esse olhar para a alimentação, não só para os casos de seletividade alimentar, mas também para a qualidade dos alimentos consumidos. O nosso objetivo aqui é trazer essas informações para os profissionais da educação para que eles possam transmitir para as famílias. E a partir disso, tornar a alimentação mais adequada e, consequentemente, reduzir os comportamentos disruptivos e ter um manejo melhor dessa criança.”, destacou Sara Zagata. 

Professora da Escola Érico Veríssimo, Silmara Primon é uma dos 38 profissionais que estavam participando da capacitação. Para ela, muitos dos conhecimentos compartilhados irão auxiliar no seu dia a dia na escola.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“A formação está sendo muito proveitosa, especialmente porque está tratando do manejo dentro de sala de aula. Então, estamos aprendendo como adaptar materiais pedagógicos, como chegar na criança, como falar o ‘não’ e o ‘sim’. E também ajudará muito na aplicação da psicomotricidade, no desenvolvimento da lateralidade e na consciência corporal da criança, porque tudo isso impacta na aprendizagem e na autonomia dela, além do manejo em momentos de crises e birras”, relatou. 

Mais do que ampliar conhecimentos, a formação reforça que cada criança tem potencial para aprender e se desenvolver. Com estratégias, olhar atento e trabalho conjunto, a Secretaria de Educação busca transformar esse potencial em novas possibilidades de aprendizagem, autonomia e inclusão. 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/10/2026 08:12

Cultura publica homologação das inscrições da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Os projetos culturais cuja inscrição foi homologada seguirão para a etapa de Análise de Mérito Cultural


27/10/2026 11:27

Natal da Esperança 2026: Secretaria de Cultura publica resultado preliminar do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Empresas poderão apresentar recurso presencialmente até o dia 29 de outubro


27/10/2026 09:45

Guarda Civil Municipal reforça ações de educação no trânsito e participará de aulão sobre bicicletas e motos elétricas

Capacitação gratuita será realizada no dia 7 de novembro, com orientações teóricas e práticas sobre circulação segura, equipamentos obrigatórios e respeito às normas de trânsito


27/10/2026 08:27

Vacina Pneumo 20 está disponível para idosos a partir dos 85 anos

As equipes das UBSs já estão entrando em contato com os idosos para agendar a vacinação, mas eles podem procurar as unidades


26/10/2026 17:17

Lucas do Rio Verde publica resultado final do Edital de Premiação Cultura Viva  e fortalece a cultura comunitária com mais de R$ 154 mil

Resultado final do Edital nº 08/2026 foi publicado nesta segunda-feira (26); quatro iniciativas culturais do município foram contempladas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc


26/10/2026 15:07

Assembleias das cooperativas escolares fortalecem o protagonismo juvenil e a formação cidadã em Lucas do Rio Verde

Estudantes da rede municipal de ensino apresentam as principais ações e projetos realizados ao longo do ano de 2026


26/10/2026 14:54

Projeto Praça para Todos une parcerias para criar espaços mais inclusivos em Lucas do Rio Verde

Iniciativa reúne Secretaria de Esporte e Lazer, Unilasalle e Câmara de Vereadores


26/10/2026 14:45

Linha 600 do transporte coletivo adotará rota diferenciada a partir desta quarta-feira (28)

Ônibus fará novo trajeto no sentido bairro - Centro, excepcionalmente, até 1º de novembro, devido à interdição no cruzamento da Avenida da Produção com a Avenida Vitória Régia


26/10/2026 14:09

SAAE reforça cuidados com contentores durante período de chuvas e intensifica manutenção em novembro

Autarquia orienta a população a manter as tampas fechadas após o descarte e amplia ações de manutenção, limpeza, substituição e adesivação dos equipamentos


26/10/2026 13:58

Ocorrências de perturbação do sossego crescem 10,5% em Lucas do Rio Verde

Levantamento da Guarda Civil Municipal aponta 1.756 registros em 2026, contra 1.589 no mesmo período de 2025; dados reforçam a importância da conscientização e do respeito ao sossego público


26/10/2026 13:33

Meio ambiente realiza plantio de mais de 60 mudas de árvores próximo ao Lago Harry Müller

As mudas foram disponibilizadas pelo IFMT e pela Ong Amibem