24/04/2026 03:55:22
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4308/

Profissionais da saúde participam de curso gerencial do SUS

O curso tem o objetivo de contribuir para a qualificação das práticas de gestão e do cuidado em saúde
Por Ascom/Francieli Cela
22/10/2014 10:03

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

Os profissionais da saúde do município estão participando durante essa semana do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS). A formação está sendo realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Conselho de Secretaria Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O curso é voltado para coordenadores das unidades de saúde e servidores do setor administrativo. A formação é dividida em três etapas e conta com a participação de 25 profissionais do município.

O CDG tem o objetivo de contribuir para a qualificação das práticas de gestão e do cuidado em saúde, além de fortalecer a relação entre as instituições de ensino e pesquisa e a gestão municipal do SUS na implementação da educação permanente em saúde.

O curso garante o acesso às principais noções de saúde e doença, conceitos de política, planejamento, gestão do SUS, organização do sistema e dos serviços de saúde, tendo a integralidade, o direito à saúde e a educação permanente como eixos.

“Condição de vida, política e gestão do SUS” é o tema do primeiro módulo da formação e tem duração de 30 horas. Ele é seguido do eixo integrador que se trata de um trabalho de campo de 20 horas. E por fim, o segundo módulo tem o tema “Gerenciamento e organização do sistema e serviços de saúde: integralidade e direito à saúde” e compõe 30 horas de aula presencial.

A secretária de Saúde, Fernanda Dotto, pontuou que a formação vai proporcionar às equipes mais conhecimento sobre o funcionamento do SUS. “Estamos trabalhando para que as equipes fiquem cada vez mais preparadas para gerenciar as unidades de saúde. Uma unidade bem cuidada e organizada resulta em um melhor atendimento à população”, ressaltou.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio