13/05/2024 02:05:19

Programa Atleta na Escola mobiliza alunos de Lucas do Rio Verde

Em todo o Brasil as provas de atletismo serão realizadas em quatro etapas e ao final do ciclo de competições serão selecionados jovens para treinamento visando ao alto rendimento
Por Ascom/Carolina Matter
03/06/2013 16:14

(Foto: Ascom/Orlando Albuquerque)

hamid.soltani

Centenas de alunos das escolas municipais de Lucas do Rio Verde participam nesta semana da seletiva do Programa de Formação Esportiva Escolar – Atleta na Escola do governo federal. Com o objetivo de difundir a prática esportiva entre os estudantes, o Programa Atleta na Escola envolve alunos com idade entre 12 e 17 anos.

Este ano, o foco será nas competições de atletismo e os jovens poderão disputar corrida de velocidade, de resistência e salto em distância. As provas estão sendo realizadas no Estádio Passo das Emas e na praça da Rosa Mística. De acordo com o professor Alexsandro Britto, o momento é oportuno para descobrir novos talentos e transformá-los em atletas olímpicos. “O atletismo é a base para todos os outros esportes porque trabalha a corrida. O futebol, futsal, basquete, vôlei e handebol são modalidades que dependem do condicionamento, por isso é importante incentivar a prática”, comentou.

Nesta segunda-feira (03), os alunos da Escola Municipal Menino Deus praticaram o esporte no Estádio Passo das Emas numa pista preparada pelos alunos de educação física da Faculdade La Salle. Matheus Henrique, de 14 anos, aprovou a nova modalidade. “Eu participei da corrida de velocidade nos 100 metros e gostei muito”, declarou.

Em todo o Brasil, durante este ano, as provas de atletismo serão realizadas em quatro etapas: fase escolar, onde todas as escolas participam, fase municipal, realizada com os classificados da primeira fase, fase estadual e nacional. Ao final do ciclo de competições, que, em 2013, termina em novembro, serão selecionados jovens para treinamento visando ao alto rendimento.

Para as escolas participantes do programa, o Ministério da Educação fará repasse de recursos para a realização de competições. O montante será distribuído por intermédio do Programa Dinheiro Direto na Escola, operacionalizado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em Lucas do Rio Verde, participam as escolas municipais Menino Deus, Olavo Bilac, Eça de Queiroz, Cecília Meireles, São Cristóvão, Fredolino Vieira Barros.

Além de democratizar o acesso ao esporte desde a escola, incentivar a prática esportiva e identificar e orientar jovens talentos escolares, o Atleta na Escola também tem como objetivo servir de base para o plano Brasil Medalhas, investimento de R$ 1 bilhão em ações para que o país fique entre os dez melhores colocados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

12/05/2024 08:56

Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos da deputada federal Amália Barros

11/05/2024 14:27

Alunos exibem empenho e dedicação na 2ª Mostra Municipal de Foguetes