23/04/2026 03:56:03
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5000/
(Foto: Ascom/Francieli Cela)
Com a proposta de tornar o sistema municipal de saúde mais eficiente, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está criando o Programa Escola Municipal de Saúde Pública (PEMSP) que visa a implantação da capacitação permanente em saúde.
O objetivo do PEMSP é proporcionar a formação permanente do trabalhador da saúde da rede municipal do SUS a fim de garantir uma atenção à saúde com qualidade à população.
As formações serão nos eixos atenção básica, média e alta complexidade, Vigilância em Saúde, Central de Regulação e planejamento e administração.
Para tratar sobre o programa, estiveram reunidos nesta tarde (16) representantes de diversos setores da saúde municipal que formam o Comitê Permanente de Educação na Saúde Pública.
A coordenadora do comitê, a enfermeira Terezinha Gimenez, destacou que a qualificação e formação dos profissionais deve ser feita permanentemente para que o conhecimento seja sempre atualizado, promovendo um melhor atendimento à população.
O secretário municipal de Saúde, Ramiro Azambuja, ressaltou que o programa vai proporcionar um momento para os profissionais da saúde aperfeiçoarem tudo que sabem. “A formação permanente permite que o profissional renove os conhecimentos e atualize as informações sobre saúde, é uma verdadeira reciclagem do saber”.
A previsão é que a primeira capacitação seja no dia 23 de outubro e envolva todos os técnicos em enfermagem, servidores da Vigilância Sanitária e médicos veterinários que serão vacinadores na campanha de vacinação antirrábica que acontece no próximo mês.