05/11/2026 22:59:32
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6408/

Projeto da Escola São Cristóvão representará Mato Grosso em conferência nacional

O anúncio foi realizado ao final da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
23/05/2018 14:03

(Foto: Arquivo pessoal)


Ajustar tamanho da fonte:

O projeto “O desperdício de água nos bebedouros das escolas municipais de Lucas do Rio Verde-MT – uma proposta de reaproveitamento de água” vai representar o Estado de Mato Grosso na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que ocorre em Brasília (DF), de 15 a 19 de junho.

O anúncio foi realizado ao final da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), na última semana, em Cuiabá.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 9º ano da Escola Municipal São Cristóvão, Gabriel Sartori Costa e Luiz Henrique Pedrassani.

De acordo com a professora de Ciências da Escola Municipal São Cristóvão, Heliara Franco e o estudante Gabriel, o projeto foi desenvolvido durante a etapa escolar da conferência.

“O projeto envolve mecanismos de captação e reuso de água na escola, onde eles construíram um compartimento para captar e criaram métodos pra facilitar o uso dessa água na escola”, comenta a professora

Segundo Gabriel, o objetivo é reutilizar a água que era desperdiçada no bebedouro da escola. “Conectamos o receptor de água no bebedouro escolar para guardar a água que era jogada pelos alunos das garrafas e canecas. A água que antes era jogada fora, agora é utilizada para lavar o refeitório, molhar a grama e a horta”, explicou.

Além do projeto ter sido selecionado para representar o estado, o estudante Gabriel também foi escolhido como um dos 15 delegados que vão representar Mato Grosso na etapa nacional da conferência.

De Lucas do Rio Verde, participaram na etapa estadual projetos das escolas Fredolino Vieira Barros, Olavo Bilac, Eça de Queirós, Cecília Meireles e São Cristóvão.   

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes