25/04/2026 23:36:59
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3185/

Projeto incentiva o hábito da leitura através da produção de jornais na escola

O periódico produzido pelos alunos do 4º ano da Escola Municipal Eça de Queirós possui textos informativos, poesias, recados e brincadeiras.
Por Ascom/Marcello Paulino
05/09/2013 11:25

(Foto: Ascom/Eder Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A aluna Eduarda Alves, 10 anos, revela que não tinha o hábito de ler jornais, mas gostou da experiência de escrever e ler o próprio jornal. “Foi muito legal porque eu ajudei a fazer. Mostrei para os meus pais e eles também gostaram.”


A elaboração do periódico faz parte do projeto “Jornal da Classe”, desenvolvido pela Escola Municipal Eça de Queirós, com o objetivo de incentivar a produção textual e a leitura entre as crianças.


A professora Luciane Kraemer explica que antes da produção, os professores do 4º e 5º ano do ensino fundamental participaram de um curso online sobre a elaboração de jornais. Além da Escola Municipal Eça de Queirós, outras quatro unidades participam do projeto.


Apesar da novidade, a professora revela que não houve tantas dificuldades na elaboração do jornal, a não ser na hora de escolher o que seria publicado. “Quando apresentei o projeto aos alunos, eles ficaram motivados com a ideia de fazer o nosso próprio jornal e começaram a produzir material.”


O periódico possui textos informativos, poesias, recados e brincadeiras. O material publicado faz parte do conteúdo trabalhado em sala de aula. Foram impressos 100 exemplares que foram entregues aos alunos e professores.


O projeto “Jornal da Classe” é desenvolvido em seis estados brasileiros e conta com o apoio do Instituto Camargo Côrrea e a ong Comunicação e Cultura. São realizadas duas edições por ano, a próxima será entregue no mês de novembro.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


25/04/2026 15:01

Horto Municipal recebe atividades em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo

Evento reuniu estudantes, palestras técnicas e visita guiada ao espaço


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação