28/04/2024 14:26:06

Projeto Lucas do Rio Verde Legal é tema de tese de doutorado em universidade americana

O estudo aborda a formação e o desenvolvimento do município, observando a relação entre os interesses econômicos e ambientais dentro do agronegócio.
Por Ascom/Marcello Paulino
30/08/2011 18:20

(Foto: Ascom/Jaime Kuzniewski)

hamid.soltani

O título em português do trabalho de pesquisa da estudante americana Lisa Rausch é “Políticas públicas ambientais como estratégia para o desenvolvimento econômico”.

A tese de doutorado que será apresentada ao Departamento de Geografia da Universidade do Kansas nos Estados Unidos da América (EUA), tem como base o programa “Lucas do Rio Verde Legal” desenvolvido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde com apoio da ong norte-americana The Nature Conservancy (TNC), entidades de classe e iniciativa privada.

Segundo a estudante, o objetivo da pesquisa é analisar os resultados alcançados pelo programa Lucas Legal, principalmente as mudanças de comportamento promovidas junto aos produtores rurais.

Lisa conta que esta é a terceira vez que vem ao município. A primeira foi em 2008 a convite da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). Na ocasião, conheceu também os municípios de Sorriso, Sinop e Nova Mutum. Porém, optou por Lucas do Rio Verde por conta da origem e dos avanços alcançados na questão ambiental.

Segundo ela, o projeto faz uma análise na história do município, desde o assentamento no final da década de 70 aos dias de hoje, observando a questão econômica versus ambiental dentro do agronegócio e mostra ainda a importância da parceria entre o poder público, as ongs e a iniciativa privada como alternativa para o desenvolvimento sustentável.

Esta não é a primeira vez que o Lucas do Rio Verde Legal é tema de estudos em universidades estrangeiras, ressalta o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Edu Pascoski. Em abril deste ano, o município recebeu a engenheira ambiental Rebecca de Sá, da Universidade de Brown (EUA) que na época estava realizando um trabalho de pesquisa em mestrado sobre “O desenvolvimento da agricultura, a migração e a qualidade de vida.”

Segundo o secretário, a vinda de estudantes de importantes universidades americanas para o Mato Grosso, em especial para Lucas do Rio Verde mostra o interesse do mundo nas possibilidades de desenvolvimento da agricultura da região. “Além da troca de experiências, a presença de pesquisadores contribui para mudar a imagem negativa que o Estado tem perante o mundo.”

Pascoski revela ainda que por conta do projeto Lucas Legal foi convidado pela universidade americana de Minnesota para participar da 14º Conferência Internacional do Uso de Solo e Agrocombustíveis. O evento será realizado no dia 11 de setembro e reunirá importantes pesquisadores e representantes de organizações ambientalistas do mundo.

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol

26/04/2024 15:39