15/08/2026 16:57:32
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4416/

Projeto Supera estará presente em todas as escolas no ano que vem

Em 2015, todos os 6º anos das escolas municipais participarão do projeto
Por Ascom/Francieli Cela
09/12/2014 18:18

(Foto: Ascom/Francieli Cela)


Ajustar tamanho da fonte:

Raciocínio mais rápido e maior concentração foram alguns dos resultados obtidos com os alunos que participaram do projeto Supera – Ginástica para o Cérebro. O método foi implantado no início do ano nas escolas municipais Eça de Queirós e Cecília Meireles e foi encerrado hoje com uma competição entre os alunos.

O método utiliza as ferramentas ábaco, apostilas com exercícios que envolvem raciocínio lógico, pensamento lateral, desafios matemáticos, soluções inteligentes e passatempos, jogos pedagógicos, dinâmicas em grupo e técnicas neuróbicas para promover estímulos cerebrais.

A aluna do 6º Ano da Escola Municipal Eça de Queirós, Paula Beatriz dos Reis Nunes, comentou que o Supera auxiliou muito no aprendizado em sala de aula. “Aumentou a velocidade do meu pensamento, na sala de aula quando o professor passa uma conta a gente consegue fazer mais rápido, porque aqui treinamos exercícios para o cérebro pensar mais rápido, raciocinar mais rápido”, destacou.

Isabela Grandi, aluna do 7º Ano da Eça de Queirós, ressaltou que após participar das aulas do projeto obteve melhores resultados na escola. “O Supera me ajudou muito a raciocinar mais, a pensar mais e além da matemática, tem os jogos de raciocínio que estimulam muito a inteligência ao longo das atividades”, explanou.

As atividades do Supera foram desenvolvidas no contraturno escolar, duas aulas de uma hora cada por semana. De acordo com a professora de matemática, Valéria Gibbin, os alunos melhoraram principalmente na concentração, disciplina e memorização. “Nós tivemos comentários dos professores que os estudantes melhoraram em todas as aulas, os resultados são bem positivos”, salientou.

Segundo a secretária de Educação, Elaine Lovatel, este é um projeto que visa aprimorar os potenciais que as crianças possuem, utilizando ferramentas que estimulam conexões neurais. “É um projeto inovador em rede pública que obteve bons resultados e é um diferencial na forma de ensinar e aprender das crianças luverdenses”, destacou Elaine.

Com os resultados positivos, para 2015, a Secretaria Municipal de Educação ampliará o projeto para os 6º anos de todas as escolas municipais. O método será utilizado durante uma aula de matemática por semana.

“Nós queremos oportunizar uma educação de qualidade para todas as crianças, dessa forma, estamos ampliando esse projeto para todos os 6º anos, mais de 700 crianças contarão com as atividades do Supera no próximo ano”, evidenciou a secretária.

 

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer


14/08/2026 10:18

Campo experimental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara novas tecnologias para o Show Safra 2027

Espaço testa tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município


13/08/2026 14:52

Alunos do Green School idealizam e apresentam modelo de negócios em Lucas do Rio Verde

Atividade integra a trilha formativa de Empreendedorismo e Inovação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e pela Unilasalle


13/08/2026 09:05

Em congresso de referência na América Latina, Lucas do Rio Verde apresenta case de Inovação Aberta no Setor Público

Metodologia exposta no evento é fruto da articulação do projeto Centro de Inovação em Smart Cities, realizado pelo SENAI-MT em parceria com a Prefeitura, com execução metodológica da Fundação CERTI


12/08/2026 17:13

Prefeitura firma parceria com o Grupo GEMTE para fortalecer a Educação de Lucas do Rio Verde

Iniciativa busca fortalecer gestão estratégica da Secretaria e a consolidação de um ensino mais eficiente, inclusivo e de qualidade


12/08/2026 16:15

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de defesa pessoal para mulheres

Curso começa no dia 21 de agosto e integra a programação do Agosto Lilás


12/08/2026 09:56

Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue chega ao bairro Veneza nesta quinta-feira (13)

O objetivo da ação é o recolhimento de entulhos, que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti


12/08/2026 08:38

Modelo de segurança pública de Lucas do Rio Verde é apresentado a comitiva de Primavera do Leste

Encontro promoveu troca de experiências sobre Guarda Civil Municipal, tecnologia, mobilidade urbana e políticas de segurança pública


11/08/2026 17:38

4º Encontro Geração Coop reúne estudantes das cooperativas escolares e fortalece o protagonismo juvenil em Lucas do Rio Verde

Evento proporcionou troca de experiências e atividades práticas voltadas ao trabalho em equipe, comunicação, criatividade e liderança


11/08/2026 11:10

Rumo à universalização: Saae dá início às obras de rede de esgoto em dois bairros de Lucas do Rio Verde

Nesta etapa serão atendidos os bairros Parque das Araras e Jardim Cerrado