01/08/2026 00:25:52
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13517/

Referência: Prefeito de Boa Esperança do Norte visita Lucas do Rio Verde para conhecer políticas públicas de habitação

Calebe Francio esteve com o prefeito Miguel Vaz na última quinta-feira (30)
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
31/01/2025 15:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito Miguel Vaz recebeu, na última quinta-feira (30), o prefeito de Boa Esperança do Norte, Calebe Francio, a primeira-dama, Andressa Marães e o presidente da Câmara de Vereadores, Marcão, que estiveram em Lucas do Rio Verde para uma visita institucional. O objetivo do encontro foi conhecer de perto as políticas públicas implementadas no município, especialmente nas áreas de habitação e gestão de coleta mecanizada de resíduos.

"Foi uma conversa importante, uma troca de ideias. Falamos de habitação e de vários outros assuntos da administração pública. Agradeço imensamente a visita e coloco o Município sempre a disposição. Somos municípios vizinhos e fazemos parte dos mesmos consórcios, tanto de saúde como de desenvolvimento econômico, e trabalhamos pelos interesses comuns desses municípios", destacou o prefeito Miguel Vaz.

Durante a visita, um dos principais temas abordados foi a política habitacional de Lucas do Rio Verde, que se tornou referência no estado. O prefeito de Boa Esperança do Norte destacou que esse é um dos principais desafios de sua gestão e pretende seguir o exemplo de Miguel Vaz para estruturar soluções eficazes. "Primeiro tenho que agradecer o prefeito Miguel por compartilhar com a gente que tá começando. Lucas é uma referência, uma expressão em vários setores. A parte de habitação, onde o prefeito se tornou uma referência,  é um gargalo no nosso município, então vim para entender como funciona esse programa habitacional que o prefeito criou e que tem dado tão certo", explicou.

Outro ponto de interesse foi o modelo de gestão de coleta mecanizada de resíduos, que em Lucas do Rio Verde é operado por meio da autarquia SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Calebe Francio elogiou a estrutura e a educação ambiental promovida na cidade, além da valorização dos servidores da área. "Essa coleta tem dado muito certo. O prefeito comentou que faz 12 anos que foi implantada, e percebemos que há uma educação da população e um sistema que garante dignidade aos trabalhadores da coleta de lixo", ressaltou.

Política pública habitacional permanente

Em Lucas do Rio Verde o “Ser Luverdense Habitação”, criado em 2023 através da Lei Municipal Nº 3.634, tem a finalidade de manter investimentos em habitação de maneira permanente, podendo aportar recursos financeiros de até R$ 10 mil por unidade habitacional. É um complemento do Município, podendo somar junto aos programas “Minha Casa Minha Vida” (Governo Federal) e “Ser Família Habitação” (Governo Estadual). Além disso, visa proporcionar o desenvolvimento econômico do município, garantir o direito à moradia, gerar emprego e renda, melhorar as condições de habitabilidade e de qualificação dos espaços urbanos, promovendo qualidade de vida à população luverdense.

Em 4 anos, foram disponibilizadas mais de 4 mil oportunidades de moradia com projetos habitacionais no município. São 50 casas em construção, destas 20 já entregues, em parceria com o Governo do Estado; 1.536 apartamentos do "Condomínio Águas do Cerrado"; mais 2.000 casas que serão construídas próximo bairro Jaime Seiti Fujii; 350 casas entregues do Residencial Vida nova II e cerca de 287 lotes do "Projeto Sonho Meu".

GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


31/07/2026 11:33

Saúde reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue

O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso, é necessário ficar atento ao quintal e eliminar os recipientes que possam acumular água


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio