30/04/2026 14:27:29
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1623/

Saae de Lucas do Rio Verde lança campanha de conscientização sobre o uso da água

A partir deste mês, junto com a fatura, os consumidores receberão um panfleto com orientações para reduzir o consumo de água.
Por Ascom/Marcello Paulino
05/07/2011 16:50

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A campanha “Água me poupe” lançada na manhã de hoje (05) pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do uso correto da água.

As ações consistem na distribuição de panfletos com orientações para reduzir o consumo, que a partir deste mês serão entregues junto com a fatura e no incentivo a compra e limpeza do reservatório de água.

O diretor do Saae, Raimundo Dantas ressalta que a redução no consumo é uma necessidade, independente da estação do ano. Porém, com o início do período de seca e mesmo com a possibilidade de faltar de água, o consumo aumenta em vez de diminuir.

Dados do Saae revelam que a cada ano a média de consumo aumenta significativamente. Em 2008, foram consumidos 186.496 metros cúbicos de água por residência, em 2009, o consumo subiu para 213.323, um aumento de 15%.

Outra pesquisa, realizada pela Associação dos Fabricantes de Materiais Sanitários (Asfamas), confirma que o desperdício de água não é um caso específico de Lucas do Rio Verde. Segundo o estudo, o brasileiro gasta em média 200 litros de água por dia, o volume é cinco vezes maior do que o indicado como suficiente pela Organização Mundial de Saúde.

Dantas ressalta que a conscientização de que a água é um bem finito é o primeiro passo para que haja a mudança de comportamento e que a população passe a utilizá-la com mais racionalidade. Segundo ele, faltam mais campanhas orientando os adultos e investimentos em educação ambiental para que as crianças cresçam conscientes da necessidade de preservar a água.

Seis dicas para você reduzir ainda mais o consumo e economizar na conta de água

* Reduza o tempo no banho. Em vez de 10 minutos, reduza para 5 minutos, assim você vai economizar de 30 a 80 litros de água por banho.

* Ao lavar os vegetais utilize uma bacia e uma escova vegetal para remover a sujeira.

* Utilizar a máquina totalmente cheia de roupas, assim utilizará menos água evitando o desperdício.

* Deixe as carnes descongelando dentro da geladeira. Não utilize a torneira.

* Não jogue lixo no vaso sanitário. Uma única descarga é suficiente.

* Encha a pia de água para esfregar pratos e talheres. Assim você pode economizar até 10 litros por dia.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/04/2026 11:30

Palestras nas escolas e no Museu do Cerrado marcaram ações do Abril Laranja em Lucas

Mais de 900 alunos participaram de atividades que incentivam o respeito e o cuidado com os animais


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado


28/04/2026 14:13

Lucas do Rio Verde e o milho: a construção de um modelo que transformou produção em desenvolvimento

Da ciência no campo à industrialização, o município consolidou uma cadeia que gera energia, proteína e valor


28/04/2026 13:00

Cultura lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos de Lucas do Rio Verde

Edital prevê apoio financeiro para dez projetos culturais; inscrições seguem até o dia 21 de junho