23/04/2026 18:10:32
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4597/

Saae investe na aquisição de caminhão para a lavagem dos contentores de resíduos

Foram investidos R$ 573 mil. A intenção é fazer a higienização dos contentores, inicialmente, a cada 20 dias
Por Ascom/Marcello Paulino
19/03/2015 18:25

(Foto: Ascom/Marcello Paulino)


Ajustar tamanho da fonte:

A partir de agora, os contentores de resíduos instalados em alguns bairros do município serão higienizados de forma eficiente e com mais frequência. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde adquiriu um caminhão equipado com sistema de lavagem de contêineres.

A máquina já está no município e desde ontem (18), rodando pelos bairros onde o projeto “Bairro Consciente” é desenvolvido, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Veneza, Pioneiro e na área rural, a Comunidade Groslândia.

De acordo com o diretor do Saae, Juliano Manzeppi, foram investidos R$ 573 mil na compra do caminhão e do equipamento de lavagem. A meta é fazer a higienização dos contentores inicialmente a cada 20 dias.

“Sem o caminhão, era muito difícil fazer a lavagem dos contêineres, necessita de um trator com um carretinha com hidrojato e no mínimo três servidores para realizar o trabalho. Além de tudo, só conseguia lavar oito contentores por vez”.

Apesar dos investimentos, a população ainda não está fazendo a separação correta do material, misturando resíduos úmidos e recicláveis dentro dos contêineres ou deixando o material apodrecer em casa, antes de depositar no local correto.

“Produziu o lixo, separe e leve até o contentor, azul para os resíduos recicláveis e laranja, para o material úmido. A coleta é realizada a cada dois dias, não dá tempo de o material entrar em decomposição”, ressaltou Manzeppi.

A meta da administração pública é implantar o Bairro Consciente em todo o município até o fim deste ano e incentivar, principalmente, a separação do material. Os resíduos recicláveis são encaminhados ao Ecoponto, onde trabalhadores da Associação dos Coletores de Recicláveis de Lucas do Rio Verde (Acorlucas) fazem a triagem e a comercialização dos materiais, gerando renda para as famílias.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso