06/11/2026 15:56:56
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1294/

Secretaria de Saúde continua a campanha de cadastramento da população nos PSFs

O cadastro facilitará o trabalho dos profissionais de saúde, através do banco de dados será possível levantar todos os procedimentos realizados, o que dará mais visibilidade aos recursos investidos na
Por Ascom/Marcello Paulino
24/02/2011 08:56

(Foto: Jaime Kuzniewski)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Com o objetivo de criar um banco de dados eficiente com o registro de todas as pessoas que utilizam o serviço público de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde esta realizando em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs) e também no Posto Central o cadastramento da população.

De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Fabiana Boaventura, com o cadastro os profissionais de saúde terão acesso a todos os dados do paciente, o que tornará o trabalho mais ágil e seguro.

A coordenadora explica que ao acessar o cadastro, será possível levantar todo o histórico médico da pessoa, as consultas, os exames realizados e os medicamentos retirados na Farmácia Central, o que dará mais visibilidade aos recursos investidos na saúde.

Segundo a enfermeira, o trabalho começou em 2009 com o desenvolvimento do software e treinamento dos funcionários. Porém, foi somente a partir de dezembro do ano passado que começou efetivamente o cadastramento.

De acordo com ela, já foram cadastradas pouco mais de 18 mil pessoas, porém a expectativa é manter um banco de dados atualizado, com o registro de toda a população que utiliza o serviço público de saúde.

A enfermeira explica ainda que o cadastro é uma forma de unificar todo o sistema de saúde. “Desde o início deste mês, a Central de Regulação não marca consulta especializada e nem a Farmácia Central entrega medicamento sem o cadastro.”

Fabiana ressalta que o banco de dados da prefeitura é diferente do cadastro realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, através do número de pessoas cadastradas no sistema do governo federal e de projetos desenvolvidos é que o município recebe recursos do Ministério da Saúde. “Para Lucas do Rio Verde é importante que todas as pessoas que utilizam o serviço de saúde tenham os dois cadastros”.

A enfermeira ressalta ainda que mesmo as pessoas que possuem convênio médico devem fazer os dois cadastros, uma vez que existem as vacinas que são disponibilizadas pelo SUS e as doenças que os convênios não cobrem e o sistema público cobre. “A gente nunca sabe quando vai precisar do SUS e fazer a carteirinha garante mais recursos para o município investir na saúde.”

Serviço

O cadastramento esta sendo realizado diariamente em todos os Postos de Saúde da Família e também no Posto Central.

Para fazer o cartão do SUS, os interessados devem comparecer a Central de Regulação que atende das 7h às 11h.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


06/11/2026 17:00

Corrida da Primavera abre inscrições na próxima segunda-feira (9)

Evento esportivo marcará encerramento das corridas de rua do ano de 2026


06/11/2026 11:17

Estrutura da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde atrai representantes de Vilhena (RO)

Comitiva de Rondônia conheceu a estrutura administrativa e operacional da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal


06/11/2026 10:40

Dia de Campo reúne pequenos agricultores e promove troca de experiências sobre piscicultura em Lucas do Rio Verde

Programação contou com palestras técnicas, visita ao abatedouro e aos tanques de criação de peixes


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU