07/11/2026 14:53:11
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/457/

SEGUNDA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA PÓLIO É ADIADA

As crianças que tenham de tomar a dose de reforço devem esperar até o dia 19 de setembro. Já as que precisam tomar a dose de rotina da vacina devem procurar os postos de saúde na data indicada no cart
Por Ascom
14/08/2009 15:43

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, de acordo com decisão do Ministério da Saúde, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite será realizada no dia 19 de setembro. Inicialmente prevista para 22 de agosto, a mudança na data não comprometerá a saúde das crianças nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em 20 de junho.
 
A decisão tomada pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de evitar uma sobrecarga nos serviços de atenção básica, que atendem os pacientes com suspeita de influenza A (H1N1), a gripe suína, e contribuir para que a vacinação ocorra em um cenário mais tranqüilo, com os trabalhadores da área em condições de dar prioridade ao trabalho de imunização. A orientação atende também a pedido de secretarias estaduais da saúde dos Estados mais afetados pelo aumento do atendimento a pacientes com sintomas de gripe.
 
As crianças que tenham de tomar a dose de reforço devem esperar até o dia 19 de setembro. Já as que precisam tomar a dose de rotina da vacina devem procurar os postos de saúde na data indicada no cartão de vacinação. O atendimento rotineiro de outras vacinas também ocorrerá normalmente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina. Esse resultado é uma conseqüência das campanhas de vacinação realizadas desde a década de 1980. Mesmo assim, é importante vacinar as crianças.
 
Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a poliomielite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e é também oferecida durante as campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que os menores de cinco anos de idade tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/11/2026 14:00

Curso de Libras forma 24 profissionais da Rede Municipal de Educação

A capacitação dos profissionais da educação é uma das metas do Município, com foco em promover a inclusão e o aprendizado dos estudantes com deficiência auditiva


06/11/2026 17:00

Corrida da Primavera abre inscrições na próxima segunda-feira (9)

Evento esportivo marcará encerramento das corridas de rua do ano de 2026


06/11/2026 11:17

Estrutura da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde atrai representantes de Vilhena (RO)

Comitiva de Rondônia conheceu a estrutura administrativa e operacional da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal


06/11/2026 10:40

Dia de Campo reúne pequenos agricultores e promove troca de experiências sobre piscicultura em Lucas do Rio Verde

Programação contou com palestras técnicas, visita ao abatedouro e aos tanques de criação de peixes


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços