07/11/2026 14:01:18
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/709/

SEGURO IMOBILIÁRIO TEM NOVAS REGRAS DE CONTRATAÇÃO

Por Ascom/Procon-MT
26/01/2010 15:31

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

 

Entra em vigor, em 18 de fevereiro, a Resolução nº 003811 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que estipula novas regras para a contratação do seguro habitacional. A resolução permite ao consumidor escolher qual a instituição credenciada pelo Banco Central (BC) será contratada nos seguros de financiamento de imóveis.
A contratação do seguro imobiliário é obrigatória nos contratos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), exatamente por prever situações de morte ou invalidez permanente do mutuário, além dos riscos de danos físicos ao imóvel.
Antes da resolução, o mutuário era obrigado a adquirir o seguro do banco onde havia contratado o financiamento. A partir de agora, a instituição financeira terá que apresentar necessariamente duas propostas coletivas do seguro obrigatório. A primeira do próprio banco e uma segunda de outra seguradora independente. O consumidor ainda poderá optar por realizar uma pesquisa de preços e escolher proposta individual de uma terceira empresa, desde que a mesma atenda os critérios da Resolução do CMN.
Se o consumidor preferir o seguro individual, a apólice deve ter a cobertura prevista pela resolução. Os bancos serão obrigados a aceitar a proposta, entretanto, terão um prazo de 15 dias para análise do contrato, podendo cobrar no máximo R$ 100,00 pelo serviço.
A medida pode tornar os preços do seguro mais atrativos para o consumidor. “Como o consumidor poderá exercer o direito de escolha, a concorrência deve aumentar a entre as empresas e tornar o serviço mais barato ao mutuário”, disse a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana de Souza.
CUSTO EFETIVO TOTAL
Outra mudança nos contratos do Seguro Habitacional é a apresentação por parte da instituição do SFH, do Custo Efetivo Total (CET). Assim, todos os gastos relacionados ao seguro serão apresentados até o fim do financiamento e o consumidor terá melhores parâmetros de avaliação dos valores ofertados.
Além do CET, o valor do prêmio do seguro deverá ser discriminado mensalmente no boleto de pagamento do financiamento. “As mudanças foram muita positivas para o setor, por aumentar a transparência da negociação e privilegiar o princípio da boa-fé nas relações de consumo, como prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, concluiu a superintendente.
Para mais informações procure o Procon Estadual, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés. Os telefones do órgão são 151 e 3613 8500.

 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


06/11/2026 17:00

Corrida da Primavera abre inscrições na próxima segunda-feira (9)

Evento esportivo marcará encerramento das corridas de rua do ano de 2026


06/11/2026 11:17

Estrutura da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde atrai representantes de Vilhena (RO)

Comitiva de Rondônia conheceu a estrutura administrativa e operacional da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal


06/11/2026 10:40

Dia de Campo reúne pequenos agricultores e promove troca de experiências sobre piscicultura em Lucas do Rio Verde

Programação contou com palestras técnicas, visita ao abatedouro e aos tanques de criação de peixes


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU